Um homem de 52 anos foi preso durante uma operação de combate ao crime de maus-tratos contra os animais no bairro Belém Novo, na Zona Sul de Porto Alegre. Ele mantinha sete cães em condições de abandono em um terreno.
A prisão ocorreu na tarde de segunda-feira (5), após uma denúncia anônima. Participaram da ação agentes da 2ª Delegacia de Polícia Civil e da Guarda Municipal, além de integrantes da Diretoria-Geral de Fiscalização e técnicos do Gabinete da Causa Animal.
Seis cachorros foram encaminhados à Unidade de Saúde Animal Victória, no bairro Lomba do Pinheiro, na Zona Leste. Uma fêmea apresentava quadro mais grave e foi levada para uma clínica veterinária. Ela perdeu parte do crânio em razão das condições em que vivia e será adotada por uma moradora da Capital quando estiver recuperada.
“Conseguimos dar uma resposta rápida à comunidade graças à participação nos canais de denúncias. O endurecimento dessas ações possibilita a redução do número de casos de violência contra os animais, que precisam ser amparados pela sociedade”, afirmou o secretário adjunto de Segurança de Porto Alegre, Comissário Zottis.
A pena para o crime de maus-tratos aos animais aumentou há quase três anos, com a sanção da Lei Federal nº 14.064/2020, e pode chegar a cinco anos de prisão. Se condenado, o indivíduo pode também ser multado e receber a sanção de proibição da guarda de outros animais domésticos.