Um homem de 35 anos foi preso preventivamente pela Polícia Civil (PC), na manhã desse domingo (19), suspeito de ameaçar de morte a ex-companheira no bairro Vila Nova, zona sul de Porto Alegre. A vítima, uma mulher de 28 anos, havia terminado o relacionamento de 14 anos com o agressor há cerca de uma semana. Eles possuem um filho fruto da relação.
De acordo com o boletim de ocorrência, na última quarta-feira (15), o homem ameaçou cortar os dedos da então companheira com um alicate e divulgar conteúdo íntimo sem consentimento. Ele chegou a atear fogo na porta da residência onde a vítima mora com a mãe e a irmã e fugiu em seguida.
Na sexta (17), o suspeito enviou mensagem para a mulher avisando que a encontraria, a mataria e colocaria fogo na casa. Ela, então, procurou a Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher (Deam) da Capital para registrar boletim de ocorrência contra o agressor. Ela já possuía medida protetiva de urgência (MPU) contra o ex-companheiro, mas a ordem judicial não estava em vigor porque o oficial de Justiça não localizou o agressor. Também foram solicitadas MPUs para a mãe e a irmã da vítima.
A titular da Deam, delegada Cristiane Ramos, representou pela prisão preventiva do acusado após a denúncia. A ordem judicial foi deferida no sábado (18). O homem foi encontrado pelos agentes escondido no pátio da casa de um familiar. Conforme a polícia, o suspeito possui antecedentes por lesão corporal, ameaça e injúria. Ele foi encaminhado ao Núcleo de Gestão Estratégica do Sistema Prisional (Nugesp) para audiência de custódia antes de ser recolhido ao sistema carcerário.