De acordo com declarações do Del. Luciano Rodrigues, cinco pessoas foram presas em uma residência na Rua Bagé no Bairro Viegas, por volta das 14h.
A Polícia localizou e prendeu os criminosos mediante informações fornecidas pela comunidade após a divulgação de imagens dos acusados, gravadas pelas câmeras do estabelecimento comercial.
De acordo com a Delegada Vivian Sander Duarte a residência localizada na Rua Bagé onde os criminosos foram presos, pertence a esposa de um dos líderes de uma facção criminosa que atua na região e que se encontra-se preso atualmente.
O autor dos disparos que vitimou o ex policial e proprietário da empresa de segurança União que fazia o recolhimento de malotes no supermercado, trata-se de um jovem de 25 anos, morador em Porto Alegre, com extensa ficha criminal, incluindo homicídio. Com ele estava um adolescente de 16 anos, morador de Camaquã.
A Delegada Vivian disse que os mesmos serão denunciados por latrocínio, roubo seguido de morte.
A vítima antes de recolher o malote no supermercado localizado na Av. Loureiro da Silva já havia recolhido valores em outro estabelecimento no Bairro Viegas. O ex policial que não usava colete a prova de balas estava sendo monitorado pelos elementos. Os criminosos antes de praticar o crime circularam no interior do estabelecimento e até fizeram compras, conforme imagens do supermercado.
Ao recolher o malote, já na rua, Luiz Antônio Lucas popularmente conhecido por “Toninho” (60 anos),estava em cima da moto quando foi surpreendido pelo assaltante de 25 anos, com diversos disparos pelas costas, não dando chance do ex policial revidar o ataque. Após a vítima cair ao chão, o elemento pegou o malote e fugiu. A arma utilizada no crime, segundo a polícia, foi uma pistola calibre 9 mm com numeração raspada. Esta arma de acordo com a polícia pode ter sido usada em outros crimes em Camaquã e Tapes.
A Polícia ao realizar a prisão dos criminosos encontrou a arma do crime e o dinheiro roubado enterrados no quintal da residência da Rua Bagé. Telefones celulares também foram apreendidos.
Ao perceberem a aproximação da polícia, houve tentativa de fuga sem êxito, já que a residência estava cercada por policiais civis e militares.
Os atos fúnebres de Luiz Antônio Lucas “Toninho” estão sendo realizados na Funerária Jardim na Rua Pinheiro Machado e o sepultamento será as 10 h desta terça-feira(06) no cemitério Bom Pastor em Camaquã.