O Ministério Público do Rio Grande do Sul (MP-RS) ingressou com recurso contra decisão que concedeu liberdade provisória a um homem de 27 anos, preso em flagrante por tráfico de drogas no domingo passado (16) na estrada BR-470 próximo a Bento Gonçalves (Serra Gaúcha). Ele transportava mais de 5 quilos de cocaína em fundos falsos de uma motocicleta.
No dia seguinte, porém, uma juíza considerou que, apesar das provas de autoria e materialidade obtidos pelos agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) responsável pela abordagem, não havia requisitos compatíveis com a necessidade de prisão preventiva. Isso porque o suspeito não possui antecedentes criminais no Rio Grande do Sul ou no Paraná, onde reside.
Para o promotor de Justiça Manoel Figueiredo Antunes, a decisão não se sustenta, já que o crime em questão é equiparado a hediondo. Ele acrescentou que o volume e a ocultação da droga em veículo de transporte mostram que houve tráfico por parte do indivíduo, procedente de Foz do Iguaçu (PR) e que alegou estar indo a Novo Hamburgo (Vale do Sinos) para visitar a família.
Garantia de ordem
Por fim, o promotor defendeu que a prisão se impõe como forma de garantir a ordem pública, já que esse tipo de crime está associado a diversos outros, como homicídios no âmbito dos conflitos entre facções criminosas na Serra Gaúcha. Até o fim da noite desta quarta-feira (19) não havia atualização disponível a respeito do caso.