O último registro em vida de Merlin Septiana, que tinha 18 anos, foi sentada numa pedra à beira-mar posando para uma foto, com fones de ouvido, na praia de Semeti, em Mataram (Indonésia). Segundos depois, a jovem foi engolida por uma grande onda e arrastada para o mar. O trágico incidente ocorreu por volta das 15h na última quinta-feira (19/12).
Imagens feitas por uma pessoa que acompanhava Merlin mostram a jovem tentando desesperadamente se agarrar às pedras enquanto novas ondas a golpeavam duramente. Ao fundo, pessoas gritas e choram.
Lalu Wahyu Efendi, chefe do Escritório de Busca e Resgate de Mataram, disse que os amigos de Merlin tentaram desesperadamente salvá-la.
"Os esforços dos seus amigos para ajudar, usando ferramentas improvisadas, como madeira e varas de pesca, não tiveram sucesso", relatou ele.
Duas horas depois, um equipe de resgate conseguiu encontrar o corpo de Merlin. Ele foi sepultado na sua cidade natal, Tanak Awu.
Em 13 de outubro, um estudante também foi levado por uma onda em penhasco litorâneo na Indonésia. Roni Josua Simanjuntak, que tinha 20 anos e morava em Sumatra do Norte, escorregou após ser atingido por onda durante viagem com amigos na praia de Kedung Tumpang, em Java Oriental.
O cadáver do jovem foi encontrado à deriva na praia de Karang Payung em 18 de outubro.