Redes Sociais

Encontre o que deseja

NO AR

Bom dia Cidade

    Mundo

Primeira chuva de meteoros causada pelo ser humano poderá chegar à Terra em até 10 anos; aponta estudo

Nasa fez teste de estratégia defensiva em astro e com isso gerou um volume significativo de fragmentos

Publicada em 05/09/2024 as 07:09h por Por O Globo ? Rio de Janeiro
Compartilhe
   
Link da Notícia:
 (Foto: Reprodução)

A primeira chuva de meteoros causada por seres humanos poderá ser vista nos próximos anos, aponta estudo. O fenômeno pode acontecer após a amissão da Nasa Teste de Redirecionamento de Duplo Asteroide (Dart) se chocar intencionalmente com o asteroide Dimorphos, em 2022. A colisão aconteceu como parte de um teste de estratégia defensiva planetária contra estes tipos de astros que podem estar em rota de colisão com a Terra.

 

O Dimorphos, que foi escolhido apenas para o teste, não se enquadrava neste caso. No entanto, foi o escolhido para a missão, que conseguiu alterar a rota do asteroide. Ao lançar uma espaçonave em rota de colisão a uma velocidade de 6,1 quilômetros por segundo, a Nasa testou se o impacto cinético poderia desviar a rota.

 

A batida gerou um volume significativo de fragmentos – cerca de um milhão de quilos de pedras, de acordo com o jornal americano New York Post. Esses fragmentos levantaram possibilidades sobre a futura trajetória e potencial de criar uma chuva de meteoros na Terra.

 

Segundo um estudo aceito para publicação pela Planetary Science Journal, alguns destes fragmentos podem alcançar Marte até o fim da década e outros chegariam à Terra em dez anos.

 

— Esse material pode produzir meteoros visíveis, chamados comumente de chuva de meteoros, ao entrarem na atmosfera — afirmou Eloy Peña Asensio, um dos autores do estudo da Universidade Politécnica de Milão, em entrevista à rede de TV CNN.

 

Com esses dados, Asensio e sua equipe de cientistas realizaram simulações de 3 milhões de partículas geradas pelo impacto.




Nosso Whatsapp

 

Visitas: 3588600 | Usuários Online: 420

Copyright © 2019 - Grupo Cidade de Comunicação - Todos os direitos reservados