Recentemente, durante um voo doméstico na China, duas passageiras geraram indignação ao tirarem uma criança chorando dos cuidados da avó e trancarem o bebê no banheiro do avião para "impor algumas regras". O episódio viralizou nas redes sociais chinesas após Gou Tingting, uma das passageiras envolvidas, compartilhar um vídeo do incidente. No vídeo, já deletado, uma das mulheres é ouvida ameaçando o bebê: "Se você fizer barulho de novo, vamos te deixar aqui sozinho."
De acordo com o site australiano Kidspot, Gou justificou suas ações como uma tentativa de "ajudar" os outros passageiros a terem um voo mais tranquilo, afirmando que a avó não conseguia acalmar a neta. "Muitos passageiros estavam tapando os ouvidos com lenços e alguns até foram para a parte de trás do avião para fugir do barulho", explicou ela. Diante disso, Gou e outra passageira decidiram levar a criança para o banheiro e ameaçaram não soltá-la até que parasse de chorar. "Prefiro agir do que ficar apenas olhando", justificou Gou, alegando que seu objetivo era apenas acalmar a criança e permitir que os outros passageiros descansassem.
“Os pais deveriam sedar as crianças”, diz mulher, que reclama de mãe com bebê em avião
"Meu bebê não é um problema no avião, você é", diz mãe
No entanto, as reações nas redes sociais foram de revolta. Muitos criticaram a falta de empatia das mulheres, e algumas pessoas chegaram a registrar boletins de ocorrência contra elas, compartilhando capturas de tela das denúncias.
Apesar disso, o Departamento de Segurança Pública do Aeroporto de Guizhou decidiu não indiciar as passageiras, argumentando que a avó da menina havia permitido que elas ajudassem a disciplinar a criança. A companhia aérea Juneyao Airlines, que operava o voo, confirmou que a avó estava do lado de fora do banheiro durante o incidente.