Um homem ateou fogo ao próprio corpo, nesta sexta-feira (19), em frente à corte de Nova York onde o ex-presidente dos Estados Unidos Donald Trump está sendo julgado. A motivação ainda é desconhecida segundo a polícia local.
O homem se tornou uma tocha humana antes de a polícia chegar e tentar conter as chamas com um extintor de incêndio, conforme a emissora CNN.
“Um homem ateou fogo em si mesmo do lado de fora da Suprema Corte. Ainda estamos reunindo detalhes no local”, disse um porta-voz do Departamento de Polícia de Nova York.
Segundo o jornal americano “New York Times”, o homem estava no Collect Pond Park, em Nova York, em frente ao tribunal, em uma área destinada a apoiadores de Trump quando jogou líquido inflamável em seu corpo e ateou fogo. As pessoas que estavam em volta saíram correndo gritando.
O Corpo de Bombeiros de Nova York informou que o homem está em estado crítico e foi transportado para o Centro Médico Presbiteriano New-York/Weill Cornell.
Uma testemunha no local disse à Reuters que primeiro ouviu o homem jogando panfletos para cima e, em seguida, viu ele se molhar com o líquido de uma lata. “Nesse momento, pensei, ‘Ai droga, o que vou ver?'” relatou.
Segundo a testemunha ouvida pela Reuters, o homem ficou alguns minutos queimando.
A cena aconteceu pouco depois que, dentro do tribunal, foi concluída a seleção dos jurados, 12 titulares e seis suplentes, que decidirão o destino de Trump neste julgamento histórico em que, pela primeira vez, um ex-presidente se senta no banco dos réus.
Trump, que busca voltar à Casa Branca nas eleições de novembro, é acusado de tentar ocultar pagamentos à atriz pornô Stormy Daniels para comprar seu silêncio na reta final da campanha eleitoral de 2016, na qual saiu vitorioso. Na época, ele descreveu o dinheiro como gastos de campanha.