Um ataque a tiros deixou três pessoas mortas e outras 6 feridas, em Jerusalém, na manhã desta quinta-feira (30), pelo horário local — madrugada, em Brasília, segundo as agências de notícias internacionais. De acordo com a polícia de Israel, o número de feridos é maior, 16.
“Os terroristas chegaram ao local de carro pela manhã, armados com um rifle e uma pistola”, disse a polícia. “Os terroristas começaram a atirar contra civis antes de serem mortos no local.”
De acordo com a polícia, uma mulher de 24 anos morreu no local após ser baleada. Um outro homem chegou a ser resgatado com vida, mas morreu no hospital. Informações sobre a terceira vítima que morreu ainda não foram divulgadas.
Entre os feridos, três foram socorridos em estado grave e encaminhadas ao hospital. Serviços de emergência foram acionados para dar suporte às vítimas.
Segundo a polícia de Israel, os atiradores vieram de Jerusalém Oriental e foram parados por soldados de folga.
Até a última atualização desta reportagem nenhum grupo terrorista havia assumido a responsabilidade pelo ataque. Apesar disso, o ministro da Segurança de Israel, Itamar Ben-Gvir, acusou o Hamas.
"Este evento prova mais uma vez como não devemos mostrar fraqueza, que devemos falar com o Hamas apenas através da mira (dos rifles), apenas através da guerra", disse o ministro da Segurança Nacional, de extrema-direita, Itamar Ben-Gvir, no local do ataque.
Ainda não há informações sobre a motivação do ataque.
Armas utilizadas no ataque a civis em Jerusalém em 30 de novembro de 2023 — Foto: Divulgação/Polícia de Israel