Redes Sociais

Encontre o que deseja

NO AR

A Cidade é Nossa

    Mundo

Montanha subaquática duas vezes maior que o edifício mais alto do mundo é descoberta na Guatemala

O monte tem 5,4 milhas quadradas (equivalente a 13.985.934,29m²) com 5.249 pés de altura

Publicada em 26/11/2023 as 11:20h por EXTRA
Compartilhe
   
Link da Notícia:
 (Foto: Reprodução)

Cientistas mapearam o fundo do mar ao largo da costa da Guatemala e descobriram uma enorme montanha subaquática no fundo do oceano, duas vezes maior do que o Burj Khalifa edifício mais alto do mundo. O monte tem 5,4 milhas quadradas (equivalente a 13.985.934,29m²) com 5.249 pés de altura (1.600m).

 

 

Especialistas do Schmidt Ocean Institute descobriram a montanha usando uma "ecossonda multifeixe" no navio de pesquisa Falkor.

 

 

“Encontramos o inesperado. Embora haja tanta coisa que conseguimos compreender à medida que as descobertas surgem cada vez mais rapidamente, ainda há muita coisa desconhecida no nosso oceano - e estamos entusiasmados por continuar a explorar", destacou Wendy Schmidt, cofundadora e presidente do instituto.

 

 

Cobrindo 14 km² (5,4 milhas quadradas), o monte submarino fica 2.400m (7.874 pés) abaixo do nível do mar. A equipe o descobriu por acaso durante uma travessia de seis dias neste verão de Puntarenas, na Costa Rica, em direção ao East Pacific Rise.

 

 

“Um monte submarino com mais de 1,5 km de altura que, até agora, esteve escondido sob as ondas, realmente destaca o quanto ainda temos para descobrir”, afirmou Jyotika Virmani, diretor executivo do instituto. Acrescentando que "um mapa completo do fundo do mar é um elemento fundamental para a compreensão do nosso oceano, por isso é emocionante viver numa era onde a tecnologia nos permite mapear e ver estas partes incríveis do nosso planeta pela primeira vez".

 

 

Os montes submarinos são conhecidos por serem hotspots de biodiversidade, fornecendo superfícies para uma variedade de criaturas, desde corais de águas profundas a esponjas, bem como uma série de invertebrados. A equipe acredita que este novo monte submarino pode ser um entre muitos.

 

 

Estimativas recentes baseadas em satélite indicam que pode haver mais de 100 mil montes submarinos inexplorados com altura superior a 3.280 pés (1.000 m), de acordo com o instituto. Desde 2013, o instituto de investigação mapeou 44 milhões de km² do fundo do oceano, descobrindo mais de 20 características subaquáticas.

 

 

O Schmidt Ocean Institute é parceiro da iniciativa Seabed 2030, que visa mapear todo o fundo do mar até o final da década. Buscando também "contribuir para navios navegarem com mais segurança":

 

 

Segundo o instituto, "a ausência de topografia subaquática detalhada, ou dados batimétricos, dificulta a capacidade de navegar com segurança em embarcações no mar, gerir os recursos marinhos de forma sustentável e proteger as comunidades costeiras".

 

 




Nosso Whatsapp

 

Visitas: 3754232 | Usuários Online: 141

Copyright © 2019 - Grupo Cidade de Comunicação - Todos os direitos reservados