Nesta segunda-feira (30), os argentinos encontraram obstáculos ao tentar abastecer seus veículos nos postos de combustíveis. Embora seja um significativo produtor de petróleo e gás de xisto, o país tem enfrentado escassez de gasolina e diesel desde o final da semana passada, devido a problemas na capacidade de refino interna e atrasos nas importações causados pela falta de dólares.
A escassez de combustível resultou em filas extensas nos postos, e muitos estabelecimentos tiveram que fechar enquanto a situação não se normaliza. Imagens revelam postos de gasolina desprovidos de combustível, exibindo cartazes informando que o abastecimento se esgotou.
Pressão sobre petroleiras
O ministro da Economia da Argentina, Sergio Massa, fez um aviso às empresas petrolíferas do país, estipulando que a questão do abastecimento de combustíveis nos postos deve ser solucionada até a meia-noite de terça-feira, dia 31.
“O petróleo argentino é para os argentinos”, afirmou. “Vou defender o abastecimento interno, vou defender o consumo dos argentinos”, disse Massa.