As Forças de Defesa de Israel informaram que realizaram uma operação por terra na Faixa de Gaza nesta quinta-feira (26). Com tanques de guerra, a ação foi feita para atacar posições do Hamas na região.
Segundo os militares, entre os alvos estão células terroristas, infraestruturas e postos de lançamento de mísseis antitanque. A Defesa de Israel afirmou que a ação foi realizada como “preparação para as próximas fases do combate”. Após os ataques, os soldados deixaram a Faixa de Gaza e voltaram para o território israelense.
Um vídeo divulgado pelos militares mostra tanques atravessando uma cerca e realizando disparos. O porta-voz das Forças de Defesa de Israel, Peter Lerner, descreveu o ataque como grande, mas de escopo limitado, dizendo que foi “uma operação clara e abrangente destinada a criar melhores condições para operações terrestres se e quando isso ocorrer”. Não foram divulgadas informações sobre mortos.
Israel já conduziu outras ações pontuais por terra na Faixa de Gaza. Na segunda-feira (23), por exemplo, as forças terrestres fizeram uma incursão pela região para buscar informações sobre pessoas sequestradas pelo Hamas.
Uma ocupação por terra na Faixa de Gaza é prometida pelo governo de Israel desde o início da guerra, em 7 de outubro.