Na internet, há muitas histórias, fotos e vídeos de gatos protagonizando interrupções de trabalho de todos os tipos, geralmente em busca do calor que emana do computador e do contato com os humanos. Um caso, porém, terminou com a interrupção dos sistemas de um hospital em Kansas City, nos Estados Unidos.
Ao todo, o Veterans Affairs Medical Center ficou quatro horas sem sistemas. Em 13 de setembro, durante uma chamada com Kurt DelBene, secretário assistente de informação e tecnologia do governo dos EUA, o diretor de TI do Departamento de Assuntos de Veteranos dos EUA e vários funcionários do governo, eles discutiam a situação dos sistemas das diferentes agências do departamento e como corrigi-los.
Foi então que um dos participantes lembrou que o hospital mencionado ficou várias horas sem sistemas porque um gato saltou sobre o teclado do técnico que estava revisando alguns servidores do local, apagando toda a configuração e desconectando o serviço. Segundo uma testemunha, DelBene respondeu à anedota com a frase: “por isso tenho cachorro”.
A imprensa local confirmou que os sistemas do hospital estiveram fora de serviço naquele dia, mas não conseguiu descobrir o nome do felino envolvido. Os casos em que as patas de gatos causam desastres ao tocar no teclado não são novos: desde a vez em que apagou um trabalho escolar até o que deletou 14 mil amostras de áudio que sua dona estava usando na edição de uma música.
E por que os gatos gostam tanto de teclados? Porque eles têm o cheiro humano, e os animais querem acrescentar o deles. É o que afirmou David Sands, especialista em psicologia animal, à BBC.