Redes Sociais

Encontre o que deseja

NO AR

Bom dia Cidade

    Mundo

Ruídos são captados durante buscas por submarino que desapareceu em expedição para o Titanic

Sons semelhantes a batidas com intervalos a cada 30 minutos foram registrados por sonda de avião canadense de busca, segundo documento do governo dos EUA ao que imprensa local teve acesso. Guarda Costeira dos EUA confirmou registro e disse ainda não

Publicada em 21/06/2023 as 08:59h por Por g1
Compartilhe
   
Link da Notícia:
 (Foto: Divulgação/OceanGate Expeditions)

Ruídos subaquáticos que se assimilam a batidas com intervalos de 30 minutos foram captados durante buscas pelo submarino que desapareceu durante uma expedição para o Titanic, anunciou a Guarda Costeira dos Estados Unidos na madrugada desta quarta-feira (21).

 

Os mesmos sons se repetiram cerca de quatro horas depois do primeiro registro e foram captados na terça-feira (20) pela sonda de uma aeronave canadense que participa das operações de busca, feitas em conjunto entre Estados Unidos e Canadá, de acordo com um documento do governo dos EUA ao que a imprensa do país teve acesso.

 

Imediatamente após o relato dos ruídos, a Guarda Costeira dos EUA disse que o foco das operações foi desviado para o perímetro one os sons foram registrados, mas, até a última atualização desta notícia, nada havia sido encontrado.

 

 

"A aeronave canadense P-3 detectou ruídos subaquáticos na área de busca. Como resultado, as operações foram realocadas na tentativa de explorar a origem dos ruídos. Essas buscas ROV produziram resultados negativos, mas continuam", declarou a Guarda Costeira.

 

 

"Além disso, os dados da aeronave P-3 foram compartilhados com nossos especialistas da Marinha dos EUA para uma análise mais aprofundada, que será considerada em futuros planos de busca".

 

Na noite de terça-feira (20), a rede CNN Internacional e a revista "Rolling Stone" afirmaram ter tido acesso ao memorando do governo dos EUA que relata os ruídos.

 

De acordo com a revista, o documento afirma que os ruídos em questão são batidas.

Sons semelhantes também foram ouvidos cerca de quatro horas depois, após dispositivos adicionais de sonar, usados para captar objetos no fundo do oceano, serem implantados pelas equipes de buscas, segundo o relatório.

 

“O Centro Conjunto de Coordenação de Resgate está trabalhando para encontrar um veículo subaquático operado remotamente por meio de organizações parceiras para possivelmente ajudar", diz o documento, segundo a revista.

 

De acordo com a Rolling Stone, um relatório divulgado anteriormente afirma que uma embarcação tripulada da Marinha só poderia descer até uma profundidade de 2 mil pés (609 metros).

 

No entanto, afirma a revista com base no documento, se o submarino estiver a uma profundidade parecida com a dos restos do Titanic, a mais de 3.800 metros, um drone subaquático ou embarcação controlada remotamente seria necessário para o resgate.

 

A CNN Internacional acrescentou que uma aeronave canadense localizou um objeto retangular branco na água. Um navio foi direcionado para ajudar nas buscas na região onde os sons foram captados.

 

Submarino que leva turistas para ver o Titanic — Foto: Divulgação/OceanGate Expeditions

Submarino que leva turistas para ver o Titanic — Foto: Divulgação/OceanGate Expeditions

 

 

As operações de busca

 

 

Na segunda-feira (19), a Guarda Costeira dos EUA anunciou que estava procurando pelo submarino com tripulantes dentro.

 

A operação está sendo feita em conjunto pelas Forças Aéreas dos Estados Unidos e do Canadá, mas, também nesta terça, a França anunciou que ajudaria na operação.

 

O contra-almirante da Guarda Costeira dos EUA John Maugerda afirmou em entrevista à rede CNN Internacional que as equipes terão de buscar em uma profundidade ainda maior que a da área atualmente buscada pelas sondas.

 

 

Tudo sobre o submarino que desapareceu

 

 

A Guarda Costeira dos EUA afirmou nesta terça-feira que o submarino turístico que sumiu tem ar respirável apenas até as 6h de quinta-feira (22). Veja mais detalhes sobre o caso a seguir.

 

- Qual o objetivo da expedição? Ver os destroços do Titanic, que afundou em 1912, no Oceano Atlântico.

 

-  Onde estão os destroços do Titanic? A cerca 3,8 mil metros de profundidade, a 650 km da costa do Canadá.

 

- Quem organiza o passeio e quanto custa? A expedição é organizada pela empresa de turismo marítimo OceanGate Expeditions, que cobra US$ 250 mil (R$ 1,19 milhão) de cada passageiro.

?? 

Quando o submarino desapareceu? A expedição começou na sexta-feira (16), partido de Newsfoundland, no Canadá. A descida propriamente dita teve início no domingo (18). A expectativa inicial era que demorasse cerca de duas horas para chegar aos destroços do Titanic, mas o módulo perdeu comunicação após 1 hora e 45 minutos de viagem.

 

- Quem está a bordo? Há um piloto e quatro passageiros a bordo. Os nomes confirmados são:

 

  •  
  • o diretor-executivo da OceanGate, Stockton Rush, piloto do submarino;
  •  
  • o empresário paquistanês Shahzada Dawood;
  •  
  • Suleman Dawood, que é filho de Shahzada;
  •  
  • o bilionário e explorador britânico Hamish Harding;
  • e o ex-comandante da Marinha Francesa Paul-Henry Nargeolet, principal especialista no naufrágio do Titanic.

 

 

- Como é submarino? Chamado Titan, ele:

 

 

  • tem 6,5 metros de comprimento por 3 metros de largura;
  • pesa mais de 10 toneladas e é e feito de fibra de carbono e titânio;
  • é guiado por um joystick que se parece muito com um controle de videogame;
  • move-se a uma velocidade de 3 nós (5,5 km/h) e é impulsionado por quatro propulsores;
  • pode levar até cinco pessoas;
  • e não é autônomo, como um submarino de grande porte, razão pela qual precisou ser carregado na superfície do mar por 643 km até a região da descida.



Nosso Whatsapp

 

Visitas: 3588672 | Usuários Online: 439

Copyright © 2019 - Grupo Cidade de Comunicação - Todos os direitos reservados