Uma das principais preocupações dos pais é descobrir que os filhos estão participando de desafios virais. Afinal, essa prática pode acabar em tragédia. Uma mãe, do Alabama (EUA), vem enfrentando um verdadeiro pesadelo desde que seu filho, incentivado por um desafio viral, colocou álcool em uma vela e causou um incêndio em casa. Após o incidente, Dzhyan teve graves queimaduras e ainda precisa de tratamento, informou o New York Post.
Como o fogo acabou se alastrando, o adolescente, de 13 anos, sofreu lesões em 45% do corpo, incluindo queimaduras de segundo e terceiro grau na barriga, tórax, rosto e pescoço. Vivenciar esse momento foi desesperador para Tiffany. A mãe de três ainda se lembra nitidamente do seu filho saindo do banheiro em pânico. “Primeiro tentei ajudá-lo com as minhas próprias mãos”, contou ela. Na ocasião, a mãe fez o filho recorrer ao método "stop, drop and roll" [Pare, solte e role, em tradução livre], em que a pessoa atingida pelo fogo deve parar, se jogar e rolar no chão, mas a técnica de segurança não funcionou.
As chamas só foram controladas quando o caçula da norte-americana, Zaelyn, de 12 anos, entregou um extintor de incêndio para ela. “Ele estava completamente em chamas da cintura para cima”, revelou Tiffany. “Foi assustador. Seu rosto estava tão inchado", disse ela, que ficou em choque com a situação.
Tiffany relata que colocou as velas em casa, porque percebeu que uma tempestade se aproximava e a energia poderia ser cortada. Ela não imaginava que seu filho iria aproveitar essa oportunidade e provocar uma explosão em casa, colocando sua vida em perigo. “Ele disse que estava apenas experimentando, não sabia que iria explodir”, explicou Tiffany. “Ele gosta de ciência e só queria ver o que aconteceria", completou.
Segundo os investigadores, Dzhyan teria participado de um desafio online.
“Quando a tendência das crianças prenderem a respiração se tornou viral, eu os avisei para não fazerem nada que os machucasse”, disse Tiffany. “Fiquei surpresa que ele tentou". O adolescente passou um mês no hospital e recebeu quatro enxertos de pele. Embora o pior tenha passado, o jovem ainda tem um longo caminho de recuperação. Ele deve ir a uma clínica especializada em pessoas com queimaduras para realizar tratamentos.
Após o filho passar por esse pesadelo, Tiffany admitiu que não tem sido dura com adolescente. "Ele está traumatizado, fica de mau humor e diz que não sabe por que fez isso", afirmou ela. A partir de sua experiência, a mãe decidiu compartilhar a história do seu filho para alertar outros pais sobre o perigo dos desafios online.