Oito pessoas morreram em um ataque a tiros em um shopping do Texas, nos Estados Unidos, de acordo com a polícia. As autoridades confirmaram ainda que há sete vítimas feridas, que foram encaminhadas para hospitais da região. O atirador foi abatido.
O ataque aconteceu em um shopping movimentado de Allen, a 40 quilômetros de Dallas, durante a tarde do último sábado (6). A polícia afirmou que acredita que o atirador tenha agido sozinho. Ele foi morto por um policial do lado de fora do estabelecimento.
A administração de 16 hospitais da região informou que recebeu oito vítimas feridas, com idades entre 5 e 61 anos. Já os bombeiros afirmaram terem socorrido nove feridos, sendo que dois morreram.
“Ele ouviu tiros e neutralizou o suspeito”, descreveu Brian Harvey, do departamento de polícia. “Também chamou ambulâncias.”
O governador do Texas, Greg Abbott, chamando o tiroteio de “tragédia indescritível”.
Um levantamento feito pelo grupo Gun Violence Archive aponta que os Estados Unidos registraram 198 tiroteios em massa desde o início do ano. Esse é o maior número para o período desde 2016. O estudo leva em consideração casos com quatro ou mais pessoas feridas ou mortas, excluindo o atirador.
Mississippi
Uma pessoa morreu e pelo menos seis ficaram feridas em um ataque em um restaurante da cidade de Ocean Springs, no Estado do Mississippi, também nos Estados Unidos, na noite de sexta-feira (5). Segundo a polícia local, até o momento, não há suspeitos do crime. A vítima que morreu é um homem de 19 anos.
O salão do restaurante The Scratch Kitchen era usado para comemorar a festa Cinco de Maio. A data marca vitória dos mexicanos contra os franceses na Batalha de Puebla, que ocorreu em 5 de maio de 1862.
O capitão da polícia local, Ryan LeMaire, disse que os feridos foram levados ao hospital, mas não há mais detalhes sobre o estado das vítimas.
Havia cerca de 200 pessoas no restaurante quando o atirador entrou no local e disparou contra as pessoas.
“A pessoa que atirou não era um cliente”, disse Brittany Alexander, dona do The Scratch Kitchen.
Restrição
Em 24 de junho do ano passado, a Câmara dos Representantes dos Estados Unidos aprovou um projeto de lei bipartidário que restringe o acesso a armas de fogo. Um dia depois, a matéria foi sancionada pelo presidente Joe Biden.
A lei inclui disposições para ajudar os Estados a manter as armas fora do alcance daqueles considerados perigosos para si mesmos ou para os outros.
A regulamentação do acesso às armas tem sido uma questão divisiva no país , com várias tentativas de colocar novas restrições sobre as vendas de armas dando errado repetidas vezes.