A queda de um helicóptero nos arredores de Kiev, capital da Ucrânia, matou, nesta quarta-feira (18), o ministro do Interior do país, Denys Monastyrsky, e outras 14 pessoas, entre elas três crianças.
Autoridades ucranianas investigam se a queda foi um acidente ou ocorreu por conta de um ataque russo. O cargo de ministro do Interior é um dos mais importantes da Ucrânia. O chefe da pasta é o responsável pelas Forças Armadas.
Além de Monastyrsky, estavam no helicóptero, entre outras pessoas, o vice-ministro do Interior, Yevhen Yenin, e o secretário de Estado do Ministério de Assuntos Internos, Yuriy Lubkovych. Ambos também morreram.
A queda ocorreu perto de uma escola infantil em um bairro residencial em Brovary, cidade localizada a 25 quilômetros de Kiev. A capital ucraniana e os arredores têm sido alvos constantes de bombardeios russos desde o fim do ano passado.
Dos 15 mortos, nove eram passageiros do helicóptero e seis estavam próximos ao local da queda. Mais de 20 pessoas ficaram feridas, incluindo dez crianças.
O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zenlensky, classificou o caso como “uma terrível tragédia”. “A dor é indescritível”, declarou.