O rei Charles III pediu que um período de luto real seja observado a partir desta sexta-feira (09) até sete dias após o funeral da rainha, que ainda não tem data definida, de acordo com um comunicado do Palácio de Buckingham.
O luto real é um processo separado do luto nacional, que também começou nesta sexta. As residências reais ficarão fechadas até depois do funeral.
Segundo o Palácio de Buckingham, o período de luto real será observado por “membros da família real, funcionários da casa real e representantes da casa real em funções oficiais, juntamente com tropas comprometidas com deveres cerimoniais”.
Uma das lojas de departamento mais antigas do Reino Unido anunciou o fechamento de suas unidades em homenagem à rainha. “Como sinal de respeito, nossas lojas em Londres, Manchester e Birmingham estão fechadas e reabrirão no sábado, 10 de setembro”, informou a Selfridges.
O governo do Reino Unido declarou oficialmente, nesta sexta-feira, o início de um período de luto nacional pela morte de Elizabeth II, que durará até o fim do funeral da rainha.