Jogando no estádio Maracanã na tarde de domingo (1º) pela 36ª rodada do Campeonato Brasileiro, o Inter perdeu para o Flamengo por 3 a 2, encerrando uma série invicta de 16 partidas. O placar fez o Colorado cair da 3ª para a 4ª posição na tabela, com 65 pontos e sem chances matemáticas de título. Restam dois duelos até o fim da competição: quarta-feira (4), contra o Botafogo no Beira-Rio, e no domingo (8), diante do Fortaleza no Ceará.
O confronto no Rio de Janeiro foi movimentado, mas com superioridade carioca no primeiro tempo. A equipe sob o comando de Roger Machado estava perdendo por 3 a 0 quando foi para o intervalo, mas reagiu ao longo da segunda etapa, com a criação de várias chances de gol, das quais duas foram aproveitadas. Primeiro com Wesley aos 10 minutos, depois com Valencia aos 16.
Nas derradeiras rodadas do Brasileirão o Inter ainda pode conquistar o vice-campeonato, contando para isso com uma combinação de duas vitórias e tropeços dos demais integrantes do G4. Nas quatro primeiras colocações estão o Botafogo (73 pontos), Palmeiras (70), Flamengo (66) e Inter (65, mesmo escore do Fortaleza).
Resumo da partida
A partida teve dois tempos distintos. Os donos da casa abriram 3 a 0 na etapa inicial, com gols de Léo Ortiz e Michael (duas vezes). Na etapa final, o Colorado foi atrás e diminuiu para 3 a 2, com Wesley e Valencia. Agora, tanto Flamengo quanto Inter não tem mais pretensões no campeonato, já que estão garantidos na fase de grupos da Libertadores de 2025 e ambas as equipes não têm chances matemáticas de título.
Diante de sua torcida, o Flamengo começou o jogo não querendo dar qualquer chance ao Inter de seguir na disputa pelo título. A etapa inicial terminou com um folgado placar de 3 a 0 para os donos da casa.
O zagueiro Léo Ortiz abriu o placar aos 29 minutos, desviando de cabeça escanteio cobrado por De La Cruz. Aos 36, Michael foi oportunista para ampliar, após blitz rubro-negra na área Colorada. Gerson deu passe de três-dedos na área e Plata cabeceou na trave. No rebote, Alex Sandro evitou a saída e jogou para o meio. Michael apareceu bem para completar ao fundo do gol. Cinco minutos depois, o próprio Michael encheu o pé para fazer o terceiro, aproveitando bela arrancada do lateral Wesley.
Se o primeiro tempo foi do Flamengo, o segundo começou com o Inter tentando uma recuperação histórica em pleno Maracanã. Aos 21 minutos, o Colorado já havia diminuído o placar para 3 a 2. Primeiro, Wesley, que faz ótima temporada, acertou um bonito chute colocado de fora da área, aos dez minutos de etapa final. Ele cortou De La Cruz e fuzilou a meta de Rossi.
Depois, Enner Valencia, que tinha dado assistência para o primeiro gol do Inter, subiu mais que a zaga do Flamengo para desviar de cabeça e diminuir a desvantagem. O Colorado seguiu pressionando. Aos 32, Valencia recebeu em contra-ataque, tirou a marcação e finalizou. Mas Rossi fez a defesa segura. Oito minutos mais tarde, quase o empate. Aos 40, o volante Bruno Henrique aproveitou a sobra do escanteio e finalizou da pequena área, mas Rossi abafou e salvou.
Ficha técnica
— Flamengo: Rossi; Wesley, Léo Ortiz, Léo Pereira (Fabrício Bruno) e Alex Sandro; Evertton Araújo, De la Cruz (Alcaraz) e Gerson; Michael, Bruno Henrique (Gabigol) e Plata (Varela). Técnico: Filipe Luís.
— Inter: Rochet; Bruno Gomes, Rogel, Vitão (Clayton) e Bernabei; Fernando (Bruno Henrique), Tabata (Gabriel Carvalho), Thiago Maia (Rômulo) e Wesley (Wanderson); Alan Patrick e Valencia. Técnico: Roger Machado.
— Arbitragem: Rodrigo José Pereira de Lima (PE), Guilherme Dias Camilo (MG), Francisco Chaves Bezerra Júnior (PE) e Marco Aurélio Augusto Fazekas Ferreira (MG).