O Grêmio venceu o Vasco por 1 a 0 nesse domingo (28), na Arena Condá, em Chapecó, pela 20ª rodada do Campeonato Brasileiro, O resultado garantiu três pontos ao Tricolor, que deixa a zona de rebaixamento da competição nacional. Na próxima quarta-feira (31), o time gaúcho enfrenta o Corinthians, às 21h30, na Neo Química Arena, pelo jogo de ida das oitavas de final da Copa do Brasil.
Os dois times sofreram com as condições do gramado da Arena Condá, que por conta da chuva em Chapecó ficou alagado em algumas partes e dificultou bastante o jogo com bola no chão. E provocou até alguns escorregões “inesperados” no campo. Com direito até a uma cena curiosa: os próprios jogadores precisaram empurrar o carrinho-maca após atendimento médico, já que o mesmo ficou atolado no gramado.
O Grêmio teve duas oportunidades mais perigosas, com Soteldo e Cristaldo. Já Philippe Coutinho era respiro de qualidade e arrematou de fora da área para defesa de Marchesín. A jogada de mais perigo do Vasco, porém, ocorreu em cruzamento. Vegetti se desgarrou da marcação e cabeceou no pé da trave. No rebote, David chutou em cima da defesa gremista. Soteldo criou duas vezes pela direita. Na segunda, Cristaldo finalizou duas vezes e parou em Maicon e Léo Jardim antes do intervalo.
Segundo tempo
O Vasco voltou com Payet na vaga de Coutinho e o zagueiro Rojas no lugar de Emerson Rodríguez para espelhar o esquema gremista. O francês levou perigo em finalização de longe, mas o Grêmio manteve-se melhor na partida e perigoso. Cristaldo, Reinaldo e Pavon chutaram com perigo.
A boa partida de Soteldo foi premiada aos 11. Pavon ganhou no meio e acionou o venezuelano em profundidade. O camisa 7 encontrou espaço onde não havia para tocar no cantinho e abrir o placar.
Logo na sequência, Léo jogou por cima chance ao cabecear livre na área. Pelo alto foi também como Vegetti cabeceou para fora na disputa com Rodrigo Ely. O Vasco ficou mais com a bola e rondou muito a área gremista, mas sem uma chance mais clara de gol até o fim.
Situação da tabela
Com a vitória, o Grêmio chega a três jogos sem perder e deixa a zona de rebaixamento, alcançando os mesmos 18 pontos do Vitória, mas superando os baianos no saldo de gols, na 16ª posição.
Foram 11 rodadas seguidas na zona de rebaixamento do Brasileirão. Foi em 16 de junho que o Tricolor ingressou no Z4, ao perder para o Botafogo por 2 a 1. Desde então, o time comandado por Renato Portaluppi permaneceu entre os quatro piores da competição até este domingo.
Para escapar de vez do rebaixamento, o Tricolor precisa chegar aos tão esperados 45 pontos, ou seja, precisa conquistar mais 27. Para isso, tem 20 rodadas restantes para chegar a essa pontuação.
Copa do Brasil
O Grêmio agora se concentra na Copa do Brasil, onde enfrenta o Corinthians, na próxima quarta-feira (31), pelo jogo de ida das oitavas de final. A partida será na Neo Química Arena, em São Paulo.
O Vasco também está no torneio mata-mata e, no mesmo dia, visita o Atlético-GO em Goiânia, pela ida das oitavas de final. No Brasileirão, o time carioca segue na 11ª posição, com 23 pontos, mas volta a ver a zona de rebaixamento próxima, a cinco pontos de distância.
Ficha técnica
Grêmio: Marchesín; Rodrigo Ely, Jemerson e Kannemann; Reinaldo, Villasanti (Fábio), Dodi (Pepê) e João Pedro (Natã); Cristaldo (Arezo), Pavón (Gustavo Nunes) e Soteldo. Técnico: Renato Gaúcho.
Vasco: Léo Jardim; Paulo Henrique (Puma Rodríguez), Maicon (GB), Léo e Piton (Leandrinho); Hugo Moura e Matheus Carvalho; Philippe Coutinho (Payet), Emerson Rodríguez (Robert Rojas) e David; Vegetti. Técnico: Rafael Paiva.
Arbitragem: Paulo César Zanovelli (Fifa-MG), com assistência de Victor Imazu dos Santos (MG) e Celso Luiz da Silva (MG). VAR: Rodrigo Guarizo do Amaral (Fifa-SP).