O Grêmio encerrou o Campeonato Brasileiro como vice-campeão ao vencer o Fluminense na última rodada. O Tricolor ficou dois pontos atrás do Palmeiras, mas, curiosamente, com uma vitória a mais que o time paulista. Após a partida no Maracanã, Renato Portaluppi exaltou a campanha da equipe.
- Nossa campanha foi espetacular. Quando falei lá atrás que o ano do Grêmio era sensacional, muita gente achou que tinha exagerado. Continuo falando que foi excepcional, vindo de uma segunda divisão, com todos os problemas. Esse grupo está de parabéns - disse o treinador.
- Fiz um agradecimento especial ao Suárez por tudo que fez, mas o grupo também foi muito importante em ajudar o clube, mas lógico que ele foi o diferencial com os gols dele e todos nós estamos tristes. Me despedi, falei para ele que foi um prazer muito grande ter trabalhado com um profissional desse nível dentro e fora de campo - acrescentou.
Com o fim da temporada, o Grêmio já começa a planejar 2024. A saída de Suárez é certa, ao contrário da permanência de Renato. O contrato do treinador encerra neste mês e a renovação ainda não foi definida. Como de costume, o comandante evitou falar sobre o futuro.
- Não tem definição. Falei que minha preocupação era acabar bem o campeonato, entrar no G-4. Conseguimos o vice-campeonato, era o mais importante e melhor para o clube, até porque a torcida já estava machucada com a saída do Suárez. Procuramos deixar esse assunto de lado e só pensar no grupo e buscar essa vaga na Libertadores.
A partir de agora, me deixem em paz que estou de férias. As perguntas têm que fazer para a diretoria do clube.
Vice-campeão brasileiro, o Grêmio terminou com 68 pontos na tabela e faturou R$ 45,4 milhões. Foi a melhor colocação de um time vindo da Série B no ano seguinte ao acesso. O Tricolor assegurou vaga direta na fase de grupos da Libertadores, a iniciar em abril. A partir desta quinta-feira, o elenco está de férias, e retorna no início de janeiro.