Em partida pela 36ª rodada do Campeonato Brasileiro, o Grêmio venceu em casa o Goiás por 2 a 1 na noite dessa quinta-feira (30). O resultado manteve o Tricolor gaúcho em 5º lugar na tabela (62 pontos) e garantiu sua participação na Copa Libertadores da América de 2024. Os próximos dois jogos definirão se o clube terá vaga direta na competição continental. Às 18h30 de domingo (3), o adversário será o Vasco, novamente na Arena.
A equipe sob o comando de Renato precisa vencer seus dois últimos compromissos no campeonato, contra o cruzmaltino carioca e o Fluminense. E torcer para que seus adversários diretos tropecem – Palmeiras, Botafogo, Atlético-MG e Flamengo.
Os visitantes abriram o marcador com Morelli, aos 27 da primeira etapa. No segundo tempo, o Tricolor gaúcho virou com Ferreirinha e Cristaldo. A partida também decretou o rebaixamento da equipe visitante, a duas rodadas do fim do Brasileirão (América-MG e Coritiba já haviam caído matematicamente).
Jogo
Após as derrotas para Corinthians e Atlético-MG, Renato Portaluppi promoveu duas mudanças no time titular: o goleiro Caíque no lugar de Grando, criticado por parte da torcida, e o jovem atacante Nathan Fernandes. E foi justamente com o garoto de 18 anos a primeira oportunidade da partida. Logo aos 3 minutos, o lateral-direito Fabio cruzou, Nathan se antecipou ao marcador mas não conseguiu completar para as redes.
O primeiro tempo foi morno, sem chances de parte a parte. O Grêmio pressionava mas não conseguia concluir com perigo. O Esmeraldino aos poucos foi encaixando a marcação até chegar ao gol. Aos 27, após chutão da zaga do Goiás, Fabio perdeu a dividida de cabeça com Palacios que desviou para Morelli. O meia ganhou na velocidade de Carballo e chutou rasteiro no canto de Caíque para abrir o marcador.
Ao ver a postura da equipe em campo, Renato tirou Everton Galdino e colocou Ferreirinha. O Goiás seguia jogando no erro Tricolor. Aos 36, a velocidade dos visitantes quase colocou o Grêmio em apuros. Vinicius ganhou de Bruno Alves e tocou para Palacios que foi contido por Caíque.
Insatisfeito com o rendimento do time, Renato sacou Carballo e Fabio, para as entradas de Pepê e Gustavo Martins. No primeiro lance de perigo do segundo tempo, Caíque salvou, quase em cima da linha, cabeçada de Vinicius. Para o azar do Goiás, as alterações de Renato começaram a surtir efeito. Aos 4, Suárez acionou Ferreirinha, que driblou o marcador e bateu colocado para empatar o jogo. A arbitragem ainda foi conferir no VAR uma possível infração de Kannemann no começo da jogada.
Aos 10 minutos, a virada gremista. Após trapalhada do setor defensivo adversário, Cristaldo se aproveitou de bola cabeceada para trás por Bruno Melo e de primeira, da entrada da área, bateu forte no canto esquerdo de Tadeu.
Ficha técnica
– Grêmio: Caíque; Fabio (Gustavo Martins), Kannemann, Bruno Alves e Reinaldo; Villasanti, Carballo (Pepê) e Cristaldo (Nathan); Galdino (Ferreira), Suárez e Nathan Fernandes (André Henrique). Técnico: Renato Portaluppi
– Goiás: Tadeu; Maguinho, Lucas Halter, Bruno Melo e Dieguinho; Willian Oliveira, Morelli, Guilherme (Anderson) e Lucas Oyama (Edu); Vinícius (Breno) e Palacios (Apodi). Técnico: Mário Henrique.
– Arbitragem: Marcelo de Lima Henrique (CE), Nailton Junior (CE), Victor Hugo dos Santos (PR) e VAR Rodrigo D’Alonso.