Uma imagem feita por alguém do público que acompanhava a cerimônia de premiação da seleção da Espanha campeã da Copa do Mundo, no último sábado, mostra um outro ângulo do momento em que o então presidente da federação de futebol do país, Luis Rubiales, segura a cabeça da jogadora Jenni Hermoso e dá um beijo na boca dela.
Nas novas imagens, é possível ver que, assim que a jogadora chega para cumprimentar o dirigente, ele se pendura nela enquanto dá um abraço, antes de se afastar ligeiramente, segurá-la pela cabeça e dar um beijo.
Nesta segunda-feira, os dirigentes das federações territoriais, convocados pelo presidente interino da Federação Espanhola de Futebol (RFEF), Pedro Rocha, pediram a demissão imediata de Rubiales, afastado de presidência da entidade após a repercussão do caso. No sábado, o presidente do Comitê Disciplinar da FIFA, Jorge Ivan Palacio, anunciou a suspensão provisória de Rubiales de todas as atividades relacionadas ao futebol em âmbito nacional e internacional.
Os dirigentes, que tinham sido convocados com urgência pelo presidente interino da RFEF, vão apelar a “uma reestruturação orgânica profunda e iminente em posições estratégicas da Federação para abrir caminho a uma nova etapa de gestão no futebol espanhol”, segundo comunicado divulgado pela entidade.
“Após os últimos acontecimentos e os comportamentos inaceitáveis que prejudicaram gravemente a imagem do futebol espanhol, os presidentes solicitam que Luis Rubiales apresente imediatamente a sua demissão do cargo de presidente da RFEF”, afirmou um comunicado da Federação.
No sábado, a federação espanhola disse que estudaria tomar medidas legais contra Hermoso no caso, mas, antes disso, a FIFA iniciou um processo disciplinar na quinta-feira e dois dias depois suspendeu o espanhol da participação de qualquer evento relacionado ao futebol.
Também no sábado, onze membros da comissão técnica da seleção espanhola feminina entregaram os seus cargos em protesto contra o dirigente. Além destes, atletas e personalidades do país declararam apoio a Hermoso. Ainda, mais de 80 jogadoras afirmaram que não atenderão a futuras convocações para a seleção caso Rubiales permaneça como presidente.
Personalidades do esporte como o técnico e ex-jogador Xavi Hernandez, do Barcelona, e o jogador Andrés Iniesta, além de clubes do Campeonato Espanhol e até personalidades de fora do futebol têm condenado o beijo forçado e as posteriores falas de Rubiales, colocando-se ao lado de Jenni Hermoso.