O Grêmio foi a Caxias do Sul na noite desta quinta-feira (9) para enfrentar o Juventude, pela sexta rodada do Campeonato Gaúcho. Apesar de ter aberto 3 a 0, o Tricolor quase cedeu o empate. Os gols do time da capital foram marcados por Bitello, Reinaldo e Bruno Alves no primeiro tempo. Rodrigo Rodrigues e Luis Mandaca descontaram para os donos da casa.
Com a vitória, o Grêmio chega a 18 pontos em seis jogos e mantém os 100% de aproveitamento. O Juventude, porém, mantém os seis pontos, na oitava colocação. Pela sétima rodada, no domingo (12) o Tricolor recebe o Avenida em Porto Alegre, às 16h, enquanto Juventude vem à Capital na segunda-feira (13), às 20h, mas para encarar o São José.
O jogo
O primeiro tempo foi de superioridade tricolor, mesmo com maior posse de bola adversária. Os gremistas iniciaram muito bem a partida, tanto que logo aos 3 minutos foram efetivos e abriram a contagem, quando Bitello ganhou da marcação na ponta direita e acionou Pepê na entrada da área, que chutou – a bola desviou nos pés de Bitello e morreu no canto direita da meta adversária.
Não demorou para nascer o segundo gol, quase que de imediato, no ataque seguinte. Desta vez, após erro adversário, a bola sobrou para Reinaldo na esquerda, que chutou cruzado, mandando para o fundo das redes e ampliando o marcador, com 10’ jogados.
Nove minutos depois, o Grêmio criou uma ótima oportunidade, com Bitello roubando a bola na intermediária de ataque – o meia avançou e cruzou para Cristaldo, que ainda tentou chegar de carrinho, mas a bola acabou saindo pela linha de fundo – Por detalhe não saiu o terceiro gol.
O Juventude tentou reagir com Mancada, que fez uma jogada individual, invadiu a área e finalizou, mas Brenno defendeu com tranquilidade, aos 24’. Rodrigo Rodrigues também arriscou, quando recebeu passe, girou e chutou, para outra defesa do goleiro gremista.
Nos acréscimos da etapa inicial, aos 47’, o Grêmio teve uma chance e aproveitou. Após cobrança de falta ensaiada, Luís Suáres recebeu na área e finalizou – a bola bateu na marcação e Bruno Alves chegou para completar para as redes, assinalando o terceiro.
Segundo tempo
A etapa complementar foi de maiores chances adversárias. O técnico Renato Portaluppi promoveu duas mudanças na equipe, com Bitello e Fábio dando seus lugares a Galdino e Thaciano. Aos 10 minutos, o time da serra conseguiu descontar, com Rodrigo Rodrigues, que chutou na saída do goleiro gremista e marcou para os donos da casa. O atacante também levou perigo mais adiante, com uma finalização por sobre a meta.
A terceira mudança na equipe foi feita passados 18’, quando Cristaldo deu lugar a Thiago Santos. Quase dez minutos depois, o Grêmio chegou com Suáres, mas a bola correu demais e terminou com Pegorari, que segurou.
Aos 30’, o Juventude conseguiu encostar ainda mais na contagem com Mandaca, que subiu na área e desviou de cabeça para o fundo das redes.
O Tricolor buscou responder e chegou com Galdino, que deslocou o goleiro do Juventude, mas carimbou a trave.
As últimas mudanças foram feitas no time de Renato: Gustavinho e Diogo Barbosa, nos lugares de Suárez e Gabriel Silva.
Nos minutos finais, os donos da casa ainda tentaram em cobrança de falta, mas a defesa afastou. Brenno também fez boas defesas, que impediram o gol de empate.
Ficha técnica:
Juventude:
Pegorari; Dani Bolt, Felipe Carvalho, Danilo Boza e Alan Ruschel; Jean Mandaca, Jadson e Émerson Santos; David e Rodrigo Rodrigues.
Grêmio
Brenno; Fábio, Bruno Alves, Kannemann e Reinaldo; Carballo, Pepê, Bitello, Cristaldo e Gabriel Silva; Luis Suárez.
Gols: Bitello, Reinaldo e Bruno (Grêmio), Rodrigo Rodrigues e Luis Mandaca (Juventude)
Arbitragem
Árbitro: Jean Pierre Gonçalves Lima
Assistente 1: Lucio Beiersdorf Flor
Assistente 2: Andre da Silva Bitencourt
Quarto árbitro: Marcello Ignacio Domingues Neto