O Grêmio continua firme na liderança isolada do Campeonato Gaúcho de 2023. Em duelo disputado no Estádio Francisco Novelletto, em Porto Alegre, na noite desse domingo (29), o Tricolor gaúcho venceu o São José por 1 a 0, pela terceira rodada da competição e foi a 9 pontos na tabela de classificação. O único gol da partida foi marcado pelo atacante Everton Galdino, aos 35 minutos do segundo tempo.
Com o resultado, o Grêmio mantém 100% de aproveitamento em três partidas, liderando a primeira fase. Já o São José conheceu a primeira derrota na competição, continuando com quatro pontos, e dorme na sétima posição da tabela. A rodada termina nesta segunda-feira (30) com o duelo entre Novo Hamburgo e Juventude. Pela quarta rodada, os times vão a campo na quarta-feira (1º). Às 19h, o Zeca visita o Aimoré, no Cristo Rei, em São Leopoldo. E às 20h, o Tricolor enfrenta o Esportivo, na Montanha dos Vinhedos, em Bento Gonçalves.
Após a partida, o técnico do Grêmio, Renato Portaluppi, comentou as condições do gramado. “Não é fácil jogar nesse campo, para o profissional fica quase impossível jogar nesse campo. (…) Campeonato Gaúcho se ganha assim, com dificuldades, com raça, entrega. É dessa maneira que tem que jogar aqui não tem outro jeito, não dá pra sair jogando”, disse.
Sobre a decisão de utilizar um time alternativo, Renato afirmou: “Os jogadores que estão aqui têm que provar por que estão no grupo do Grêmio”.
Jogo
A partida começou equilibrada, com algumas investidas no campo de ataque. Com o time reserva, o Grêmio apresentou algumas dificuldades de entrosamento no primeiro tempo. Mesmo assim, criou a melhor oportunidade da etapa inicial em arrancada de Guilherme. Com Gabriel Silva livre na área, o atacante optou pelo chute cruzado, que foi defendido pelo goleiro Fábio Rampi. Jogando em casa, o São José assustou pela primeira vez no início do segundo tempo. Thiago Santos invadiu a área e chutou forte para defesa de Gabriel Grando.
O Grêmio melhorou com algumas substituições. Aos 32, Bitello acertou o alvo, mas parou em mais uma intervenção de Fábio. Aos 35, no entanto, o goleiro nada poderia fazer. Depois de intensa pressão na área, a bola sobrou para o lateral Fabio, que cruzou para Everton Galdino. O atacante, que foi um dos que entraram durante a etapa final, dominou e chutou forte. A bola ainda explodiu no travessão antes de entrar: 1 a 0, e liderança garantida para o Tricolor.
Ficha técnica
– São José: Fábio, Mateus Pivô, Tiago Pedra, Bruno Jesus, Marcelo Nunes, Lissandro (John Kleber), Neko (Matheuzinho), Karl, Sillas (Zé Andrade), Netto (Thayllon), Thiago Santos. Técnico: Thiago Gomes.
– Grêmio: Gabriel Grando, Thaciano (Fábio), Gustavo Martins, Bruno Uvini, Diogo Barbosa, Lucas Silva, Villasanti (Thiago Santos), Gabriel Silva, Cristaldo (Bitello), Guilherme (Ferreira), Diego Souza (Everton Galdino). Técnico: Renato Portaluppi.
– Arbitragem: Douglas Schwengber da Silva, auxiliado por Claiton Timm e Conrado Bittencourt Berger. Quarto árbitro: Matheus Souza Costa.