Jogando em casa diante de 21 mil torcedores no início da noite deste sábado (21), o Inter abriu sua participação no Campeonato Gaúcho de 2023 com empate de 2 a 2 contra o Juventude. A equipe caxiense saiu na frente com Rodrigo Rodrigues aos 3 minutos, o colorado igualou com Carlos De Pena aos 2 do segundo tempo e os visitantes retomaram a vantagem com Echaporã aos 17, mas Pedro Henrique definiu o placar aos 30 minutos.
Na próxima quarta-feira (25), a equipe sob o comando de Mano Menezes enfrentará o Avenida em Santa Cruz do Sul. O compromisso seguinte é contra o São Luiz de Ijuí, no estádio Beira-Rio, sábado que vem (28). Já no dia 1º de fevereiro (quarta-feira) o Colorado recebe o Ypiranga de Erechim e para o dia 4 (sábado) tem duelo marcado contra o Novo Hamburgo no Vale do Sinos.
A partida
Os primeiros momentos de bola rolando davam a impressão de que o Inter abriria o placar a qualquer momento. Logo cedo, Wanderson e Moledo botaram a defesa serrana para trabalhar, animando o público no Beira-Rio.
Mas um lance fortuito bastou para que o Juventude abrisse o placar. Após pressão bem-sucedida na saída de jogo colorada, Mandaca chutou de longe, Keiller deu rebote e Rodrigo tocou a bola para o fundo da rede com apenas 3 minutos.
O gol caxiense foi sucedido por diversas oportunidades dos donos da casa, a maioria criadas pela ala esquerda, onde Wanderson e Carlos de Pena ofereciam boas alternativas de passe para Alan Patrick. Jogando de forma aguda, Wanderson exigiu que o goleiro visitante fizesse ao menos duas defesas difíceis, além de uma “cera” insistente que lhe valeria um cartão amarelo já aos 17 minutos.
No segundo tempo, a equipe sob o comando de Mano Menezes mostrou grande disposição em reverter o escore desfavorável. Aos 2 minutos, Carlos de Pena recebeu bom passe de Wanderson, ganhou ângulo para a perna esquerda depois de driblar o primeiro marcador e chutou forte, cruzado, fora do alcance do goleiro: 1 a 1.
Abrindo-se em postura ofensiva, o Colorado acabou vazado aos 17 minutos. Após corte parcial da zaga do Inter, Echaporã dominou o rebote dentro da área alvirrubra, fintou dois marcadores e chutou rasteiro pelo lado direito. A bola desviou em Vitão, deixou Keiller batido acabou no fundo da rede: 2 a 1.
Correndo atrás do resultado mais uma vez, duas mudanças: nas vagas de Johnny e Wanderson entraram Matheus Dias e Pedro Henrique, dupla responsável por retomar as rédeas da partida. Com eles, o Inter voltou a monopolizar a posse de bola e jogar de forma propositiva. O resultado saiu aos 30 minutos: após boa jogada de Vitão, Mauricio cruzou rasteiro, Alemão fez o corta-luz e Pedro marcou um belo gol, decretando 2 a 2.
Na luta pela vitória, Mano ainda escalou Lucca (em noite de estreia como atleta profissional), Estêvão e Lucas Ramos. Retrancado, o Juventude passou a priorizar uma postura defensiva, embora chegasse a cometer algumas escapadas com perigo até o apito final.
Ficha técnica
– Inter: Keiller, Bustos, Vitão, Moledo, Renê, Johnny (Matheus Dias), Carlos De Pena, Mauricio (Estêvão), Alan Patrick (Lucas Ramos), Wanderson (Pedro Henrique) e Alemão (Lucca). Técnico: Mano Menezes.
– Juventude: Pegorari, Dani Bolt, Felipe Carvalho (Walce), Danilo Boza, Guilherme Guedes (Fernando Boldrin), Jean Irmer (Wesley), David (Echaporã), Emerson Santos (Alan Ruschel), Mandaca, Jadson e Rodrigo Rodrigues. Técnico: Celso Roth.
– Arbitragem: Leandro Vuaden, auxiliado por Jorge Eduardo Bernardi e Juarez de Mello Junior (todos do Rio Grande do Sul).