O Paraná deve ganhar, em breve, mais um roteiro de cicloturismo. A Rota Caiçara, um trajeto de 430 km ligando sete cidades do litoral paranaense, terá seu primeiro trecho sinalizado ainda neste semestre, entre Antonina e Guaraqueçaba. O pedal vai desde a areia da praia, passando por unidades de conservação, até trechos ao longo de linhas férreas.
A criação da Rota é fruto do programa de extensão universitária Ciclovida, da Universidade Federal do Paraná. Desde 2015 a iniciativa vem realizando diversas ações a fim de promover a cultura da bicicleta dentro do mundo acadêmico, como oficinas para mapear rotas turísticas, pesquisas, organização de passeios ciclísticos, entre outras atividades.
A Aliança Bike conversou com José Carlos Belotto, coordenador do programa de extensão Ciclovida da UFPR, e ele destacou alguns desejos futuros para a Rota Caiçara: a construção de um railbike para descer pedalando pelos trilhos do trem de Curitiba a Morretes; e um sistema de cicloparagens, como ponto de apoio aos ciclistas e redários.
Nos próximos dias, além da criação de uma marca coletiva, a Rota Caiçara deve ser incluída em um convênio firmado com a Invest Paraná, agência de fomento do governo estadual para a valorização dos produtos regionais. Veja o conteúdo completo no site.
Acesse: https://rebrand.ly/Rcaicara