Nesta terça-feira, a atual campeã mundial, França, estreia na Copa do Mundo do Catar. A seleção francesa enfrenta a Austrália pela primeira rodada do Grupo D a partir de 16h (horário de Brasília), no estádio Al Janoub, em Al-Wakrah. Clique aqui para assistir ao vivo e de graça no ge!
A França busca o tricampeonato e luta contra alguns tabus. Primeiro, nenhuma seleção conquista títulos consecutivos na Copa do Mundo desde o Brasil de 1958 e 62; segundo, nas últimas três Copas, o campeão da edição anterior foi eliminado na fase de grupos: Itália em 2010, Espanha em 2014 e Alemanha em 2018. A "maldição dos campeões" se manifesta já na estreia; desde 2006, quando o Brasil venceu a Croácia, o atual campeão não vence sua primeira partida.
Para piorar, "Les Bleus" chegam ao torneio desfalcados alguns de seus principais jogadores, incluindo Karim Benzema, vencedor da Bola de Ouro como melhor jogador da temporada 2021-22, que foi cortado já no Catar.
A Austrália entra em sua sétima Copa do Mundo, a sexta consecutiva, buscando sua segunda classificação à segunda fase. A única vez que os australianos passaram da fase de grupos foi em 2006, quando foi segunda colocada no Grupo F e vendeu caro uma derrota para a eventual campeã Itália nas oitavas de final. Os "Socceroos" também tiveram um corte de última hora: o ponta-direito titular, Martin Boyle, que não se recuperou de uma lesão no joelho.
Transmissão:
Globo: arração de Luis Roberto, comentários de Roger Flores, Caio Ribeiro e Sálvio Spínola.
SporTV: narração de Luiz Carlos Jr, comentários de PVC, Grafite e Sandro Meira Ricci.
Globoplay: narração de Tiago Leifert, comentários de Lisca, Fernanda Colombo e Thomaz Freitas.
ge: o ge transmite o jogo ao vivo e de graça e ainda traz os melhores momentos em Tempo Real.
Escalações prováveis:
França - Técnico: Didier Deschamps
Campeão do mundo como jogador em 1998 e como treinador em 2018, Deschamps fez mistério sobre a escalação para a estreia após os cortes desmembrarem seu time titular. Em recuperação de lesão, o zagueiro Varane é dúvida. Se for liberado para começar o jogo, pode ser a base de um 3-4-1-2; se não, Deschamps deve seguir com um 4-4-2, com Konaté e Upamecano formando o miolo da última linha defensiva.
Provável time: Lloris, Pavard, Konaté, Upamecano e Lucas Hernández; Tchouaméni, Rabiot, Dembélé e Griezmann; Mbappé e Giroud.
Austrália - Técnico: Graham Arnold
Apesar de ter privilegiado um 4-2-3-1 durante as eliminatórias, o técnico Graham Arnold vem dando sinais que vai alternar para o 3-4-1-2 na estreia para conter a força ofensiva da França. O corte de Martin Boyle tornou essa possibilidade ainda mais real.
Provável time: Ryan, Degenek, Souttar e Rowles; Atkinson, Mooy, Irvine e Goodwin; Hrustic; Duke e Mclaren.
Árbitro: Victor Gomes (África do Sul)
Assistente 1: Zakhele Siwela (África do Sul)
Assistente 2: Souru Phatsoane (Lesoto)
Quarto árbitro: Salima Mukansanga (Ruanda)