A Escola Municipal de Educação Infantil Irmãs Bernardinas realizou, no dia 10 de outubro, uma exposição dos trabalhos realizados pelos alunos no projeto Ciranda Cultural desenvolvido pela instituição neste ano. O momento teve por finalidade a integração com a apreciação dos trabalhos, onde as famílias e os alunos tiveram a oportunidade de visitar os espaços do educandário preparados especialmente para este momento.
Em 2023, o projeto anual da escola, intitulado “Ciranda Cultural”, buscou promover o acesso das crianças a um amplo repertório de manifestações artísticas por meio do contato com diversas produções de arte.
Essa iniciativa é peça fundamental dentro metodologia montessoriana utilizada na educação infantil da escola e em toda a Rede Municipal na área. Com essa metodologia, as crianças aprendem trabalhando com uma variedade de materiais sensoriais que estimulam os sentidos, criando possibilidades para que os pequenos conheçam o mundo por meio dos cheiros, texturas, sons e sabores.
O projeto Ciranda Cultural também busca explorar o desenvolvimento da criatividade, a interação entre os alunos e a empatia, ou seja, a percepção do outro e respeito por este, pois acredita-se que a partir da arte, a criança treina a habilidade de expressar suas emoções e pensamentos e assim, desenvolve o respeito com aquilo que é diferente dela e aprende o conceito de diversidade.
“A escola busca constantemente despertar o interesse das famílias pelo trabalho desenvolvido durante o período escolar, pois acredita na importância da relação entre a família e o ambiente escolar, e com ações de interação entre ambos, fortalecendo os laços e a ligação entre esses dois pilares tão importantes no desenvolvimento infantil”, destaca a diretora Renata Barcellos.
A diretora ainda explicou que a escola busca desenvolver experiências centradas nas relações e interações, em práticas educativas intencionalmente voltadas para as experiências concretas da vida cotidiana, para a aprendizagem da cultura e convívio no espaço coletivo. Desta forma as crianças são encorajadas diariamente a explorarem os espaços/ambientes transformando-os, para que assim consigam expressar essa exploração através das diversas linguagens, incluindo palavras, desenhos, movimentos corporais, montagens, pinturas, esculturas, dramatizações e músicas