
(Foto: Rádio Cidade Camaquã)
Gilmar Ehlert, o popular "Pinguim" fundador da ATC – Associação dos Transplantados de Camaquã e Região Centro Sul, havia testado positivo para Covid-19 há cerca de noventa dias, após esse período e considerado recuperado, o paciente voltou a sentir cansaço físico, falta de ar e dores no corpo, o que o levou a procurar a UPA, sendo orientado a retornar para a sua residência. Ao sair da unidade de saúde, o paciente sentiu-se mal e procurou atendimento em Porto Alegre, devido seu estado clínico, foi imediatamente internado no Hospital Santa Clara, onde foi diagnosticado novamente com Covid-19.
O paciente teve os órgãos vitais atingidos, como o rim (possui apenas um), os pulmões e o coração. Após delicado tratamento no Hospital Santa Clara em Porto Alegre, unidade pertencente ao Grupo Santa Rita, Pinguim recuperou-se e recebeu alta hospitalar esta semana com recomendações para permanecer em casa até sua total recuperação. Para evitar contrair eventual infecção hospitalar, o paciente foi liberado. Testes indicam que novamente venceu o vírus.
Pinguim está bastante debilitado, mas percebe-se que seu estado clínico vem apresentando melhoras.
Este é o segundo caso de reinfecção por Covid em Camaquã, noticiado pela Rádio Cidade.
Em 18 de setembro de 2020, uma paciente moradora do Bairro Gaúcho em Camaquã foi diagnosticada com coronavírus, a mesma recuperou-se e 90 dias depois voltou a sentir sintomas estranhos, realizou o teste na semana do natal e testou novamente positivo para o vírus.