Conforme o portal Alegrete Tudo, o indivíduo tentava resgatar uma garrafa de cachaça, que estava em um buraco na árvore, quando ficou entalado. Ele participava de uma confraternização entre amigos quando foi desafiado a realizar o ato. O Corpo de Bombeiros do município foi acionado e precisou cortar a árvore para retirar o homem do local.
Conforme o site, outros cinco homens participavam da reunião entre amigos e todos apresentavam sinais de embriaguez. Os bombeiros também retiraram a garrafa de cachaça do buraco para evitar novos acidentes, já que um dos participantes queria resgatar o objeto de qualquer maneira.
O tronco do umbuzeiro tinha um orifício de aproximadamente 1,5 m de profundidade, segundo os bombeiros. O homem resgatado não apresentou lesões e preferiu continuar na confraternização com os amigos. Afinal, a festa não pode parar!
Conheça a árvore onde o homem ficou entalado no Alegrete
Conforme o Portal das Missões, o Umbu é uma árvore grande e com muitas folhas, que cresce no pampa gaúcho. Solitária na maioria da vezes, ergue-se no descampado e atrai os campeiros, os tropeiros e os carreteiros que fazem pouso sob sua proteção. O tronco do Umbu é muito grosso, as raízes fora da terra são grandes, mas ninguém usa a madeira da árvore, pois acaba não tendo utilidade. Ela tem o aspecto farelento, quebradiço, de pouca duração, parece feita de uma casca em cima da outra.
Segundo o portal, quando queremos comprovar se determinado local serviu de aldeia ou redução para o povo Guarani se busca proximidade de um pé de Umbu, onde os índios usavam suas folhas para espantar insetos como formigas e pulgas.
Ainda hoje é de cultura popular que, quando há infestação de pulgas ou insetos no chão de seleiro ou galpão, colocasse folhas de Umbu e os insetos são afugentados. A palavra tupi-guarani “y-mb-u”, significava “árvore-que-dá-de-beber”.