A Corsan finalizou, na quarta-feira, 23, a troca de 250 metros da rede de água que passa por baixo da travessia da Estrada do Banhado do Colégio, em Camaquã. Cerca de 30 famílias serão beneficiadas com a nova tubulação, feita de material plástico PEAD, usado principalmente em locais de tráfego intenso, porque não se quebra com a força da circulação de veículos. Além disso, a canalização tem dimensão maior do que o anterior, o que permite melhor vazão no fornecimento de água aos imóveis.
O local onde houve a troca da rede fica às margens da BR-116, que está sendo duplicada. A empresa responsável pela obra na rodovia quebrou o encanamento na última semana, e uma tubulação provisória havia sido instalada pela Corsan na terça-feira, 22.
Desde julho de 2023, a Corsan já substituiu 1.092 metros de redes de água e implantou 1.010 metros de encanamentos novos em Camaquã. Com isso, os rompimentos reduziram cerca de 48% entre janeiro e julho de 2024, em comparação ao mesmo período do ano anterior. Essas novas canalizações, fabricadas em PVC, também são mais resistentes e duráveis que as antigas, de fibrocimento. O material tem ainda maior capacidade de suportar pressão na circulação de água.