Redes Sociais

Encontre o que deseja

NO AR

Cidade Aberta

    Camaqua

Primeira Gincana de Integração Rural é realizada na ExpoCamaquã 2024

O evento, que contou com o apoio das entidades dedicadas ao desenvolvimento rural sustentável, destacou-se pela diversidade de provas que desafiaram e divertiram os participantes de todas as idades

Publicada em 26/08/2024 as 18:25h por Jornalista Carine Massierer
Compartilhe
   
Link da Notícia:
 (Foto: Reprodução )

Para descontrair e unir as famílias de produtores rurais em um momento de competição e lazer, no sábado (17/08), o espaço da 6ª Mostra da Agricultura Familiar de Camaquã, no parque Dorval Ribeiro.

 

Durante a ExpoCamaquã, se transformou em um palco de integração e competições, sediando a primeira Gincana de Integração Rural de Camaquã. Realizada pelo Escritório Municipal da Emater/RS-Ascar, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação e Desporto, na avaliação dos promotores a gincana não apenas alcançou seus objetivos, mas também superou as expectativas ao promover uma manhã repleta de atividades esportivas e recreação, com a participação dos grupos Unidos, Joans e Ajub.

 

O evento, que contou com o apoio das entidades dedicadas ao desenvolvimento rural sustentável, destacou-se pela diversidade de provas que desafiaram e divertiram os participantes de todas as idades. Nas modalidades individuais, os agricultores familiares competiram para determinar quem produziu a maior folha de fumo, a maior batata-doce, a maior raiz de aipim e a planta de soja com maior número de vagens.

 

Já nas modalidades coletivas, a competição foi acirrada, com provas como corrida do saco, corrida do carrinho de mão, batida do prego, debulha do milho, cabo de guerra, disputa do traçador e embaixadinha, esta última envolvendo desde os pequenos até os mais experientes.

 

Para Michael Schmegel, representante do grupo Unidos, "o evento foi fora de série, um exemplo de integração, não foi apenas uma competição, foi um momento em que nos unimos e fortalecemos". O extensionista rural da Emater/RS-Ascar André Conceição ressalta que "a gincana foi fantástica, uma excelente oportunidade para unir as comunidades rurais, incentivando o trabalho coletivo em um grande evento, reforçando a agricultura familiar como pilar do desenvolvimento sustentável na região". Para ele, o espírito participativo e solidário foi evidente em cada prova, refletindo não apenas a competitividade saudável, mas também o desejo de fortalecer os laços entre as comunidades.

 

No final das competições, além dos troféus e reconhecimento individual e coletivo, ficou a certeza de que a primeira Gincana de Integração Rural de Camaquã não foi apenas uma competição, mas um marco na promoção do fortalecimento da agricultura familiar na região.

 

No espaço da Mostra da Agricultura Familiar, também foram montadas e apresentadas estações técnicas como a do projeto PluviAção, de monitoramento das chuvas no município, informações sobre manejo e conservação dos solos, piscicultura, controle de deriva, secagem e armazenagem, biodiversidade e meio ambiente, apresentadas pelos técnicos da Emater/RS-Ascar e parceiros.

 

Estiveram presentes, prestando seu apoio e patrocínio, a Secretaria Municipal de Agricultura, a Secretaria Municipal de Infraestrutura, o Sindicato Rural e a Associação Industrial Comercial de Camaquã (ACIC), e ainda, a Cooperativa Sicredi.

 

 




Nosso Whatsapp

 

Visitas: 3633022 | Usuários Online: 48

Copyright © 2019 - Grupo Cidade de Comunicação - Todos os direitos reservados