A escritora Sônia Hoff há alguns anos tem dedicado parte do seu tempo ao trabalho voluntário. Para melhor compreender o tema, em 2014 participou do Curso de Preparação para o Voluntariado pelo SESC/Fecomércio RS. Foi evangelizadora da infância no Grupo Espírita Porta de Damasco por 20 anos. Atua como voluntária na Ação Cadernos Fraternos, da ONG Fraternidade sem Fronteiras, que atende projetos no Brasil e África. Participa da iniciativa Conectando CorAções do Bem, e é voluntária do projeto Caçadores de Bons Exemplos.
Em abril de 2022, Sônia estreou na literatura, com o lançamento da obra “As crianças da Vila Alegria”, com ilustrações do artista plástico Caiaque, está de volta com uma nova edição. O livro infantojuvenil de estreia trazia uma visão literária sobre a pandemia e como o confinamento afetou a vida das pessoas, especialmente as crianças.
A receptividade que o trabalho recebeu motivou a autora a organizar uma trilogia mantendo o mesmo título, com uma nova história. “O primeiro abordou a questão da Covid -19, o segundo a reciclagem, e o terceiro livro ainda não tenho ideia de como será, vai depender dos acontecimentos futuros”, ressalta a escritora.
O novo trabalho intitulado “As crianças da Vila Alegria - Reciclando para o Futuro”, conta mais uma vez com prefácio da professora mestra em Educação, Cristiane de Ávila Lopes, e ilustrações de Selismar Tavares Lima, estreante como ilustrador. A obra, editada pela Criarte Marketing & Eventos, com planejamento gráfico de Júlio César Rodrigues dos Santos, foi impressa pela Editora Evangraf.
A sessão de autógrafos acontece neste sábado (03-08), na sede da CAPOCAM (Praça Cel. Sylvio Luis), das 16h às 19 horas. Esta semana a autora acompanhada da presidente da CAPOCAM, Ana Irene Moraes Silveira e da artesã Guel Fernandes, homenageada na obra, foi recebida pela secretária da Educação e Desporto, Ana Carmelita da Silva Martins, e na oportunidade apresentou a obra, e dou livros para as bibliotecas das escolas da rede municipal de ensino.