Um bugio-ruivo foi flagrado por internautas na área central de Camaquã durante a tarde de segunda-feira (15), por volta das 15h30. O primata estava na sacada de um imóvel localizado na rua Bento Gonçalves quando foi avistado.
Segundo informações obtidas por volta das 16h, o bugio saiu da sacada e atravessou a rua através dos cabos de internet e telefonia. Após este momento, o primata desapareceu da visão dos populares e seguiu seu trajeto pelos telhados dos imóveis da região.
Acredita-se que o animal tenha saído de uma região de mata próximo ao Arroio Duro, poucos metros de onde foi avistado. O Pelotão Ambiental foi acionado.
O que fazer nestes casos?
Quando um animal selvagem é avistado em zona urbana do município, a orientação é que a Secretaria Municipal de Meio Ambiente ou Pelotão Ambiental sejam acionados. Em contato com o Clic Camaquã, o secretário Maicon Nava explica que as equipes costumam trabalhar em parceria.
Em casos de animais silvestres feridos, segundo ele, a secretaria encaminha para o núcleo de animais silvestres da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), o NURFS/CETAS. Quando o animal está saudável, é reencaminhado para seu habitat natural. Os gambás, caso mais comum, são soltos na Barragem do Arroio Duro.
O contato da SMMA é (51) 3671-5379.