Na tarde de quarta-feira (03) Marcos Soares Reinaldo conhecido por Marcos Maranata, 54 anos, assinou ficha com os Progressistas. O ato de filiação foi prestigiado pelo senador Luiz Carlos Heinze, Celso Bernardi e deputado estadual Marcus Vinícius de Almeida, além dos vereadores Ronaldinho Renocar, Vaterson Bônus (recentemente filiado a sigla) e Vítor Azambuja, atual presidente da sigla em Camaquã. O prefeito de Guaíba e irmão de Marcos, Marcelo Maratana e a primeira-dama Deisi Maranata, também prestigiaram o ato.
Marcos Maranata presidia o Podemos em Camaquã onde concorreu a vereador na última eleição conquistando 640 votos, não conseguindo eleger-se. Foi secretário de meio ambiente, depois secretário de administração e agricultura no governo Ivo com quem rompeu em 2021. Marcos Maranata também passou pelo PL.
PDT e Progressistas vem mantendo dialogo visando aliança nas eleições deste ano. Recentemente Renato Nogueira (PDT) e Maranata reuniram-se avaliando o cenário politico atual. Embora Maranata deseje concorrer a Prefeito, nos bastidores crescem rumores de que o mesmo deverá ser candidato a vice de Nogueira, com apoio do PSD de Fábia Richter.