Um momento de troca de ideias e informações ocorreram na manhã desta terça-feira (27), nas dependências da SMED, contando com a participação da Secretária Municipal da Educação e Desporto, Ana Carmelita Martins, do Comandante do 30º Batalhão de Polícia Militar, Tenente Coronel Dilmar e o Capitão Enloft; da Presidente do Conselho Tutelar, Eliandra Medeiros e demais conselheiras; da EMATER, André Luiz; do SENAC, Djanani Bridi e Guilherme Mecca e a advogada Greice Pinto Xavier, especialista em Direito de Família e Sucessões.
A abertura oficial teve a apresentação de dança com o casal Wendell Coelho e Patrícia Viégas, servidores municipais que abrilhantaram a reunião, que contou também com a participação dos gestores e supervisores escolares.
Logo após a apresentação, a Secretária da SMED Ana Carmelita, recepcionou os convidados e os parceiros da Educação Municipal, dando a oportunidade a cada um para apresentarem seus projetos a serem realizados neste ano letivo, ressaltando que o objetivo da reunião é estabelecer as parcerias para 2024.
Em sua apresentação, o Capitão Enloft, explanou sobre as ações na área da segurança, relatando sobre os projetos que o 30º BPM estará realizando nos ambientes escolares dentro da “Operação Volta às Aulas”.
Outro ponto debatido pelo Capitão, foi em relação ao Programa Educacional de Resistência às Drogas e a Violência (PROERD), o qual já foi implantado na EMEF Marina de Godoy Netto, e nesta reunião foi apresentado aos demais diretores escolares. “Para nós foi um projeto muito importante,” relatou na ocasião o diretor da escola, João Vitor. “Quanto mais orientações forem passadas aos alunos e seus familiares, melhor se sairão quando algo ilícito bater à sua porta”, finalizou o diretor. Este programa será ampliado em 2024 para as EMEF’s Cândido Rodrigues de Freitas e José Antônio Netto.
Já as representantes do Conselho Tutelar, falaram sobre a articulação com a Rede Municipal de Ensino e a potencialização das ações do Conselho Tutelar junto à comunidade escolar.
Representando a EMATER, André Luiz, falou sobre a articulação no Currículo da Zona Rural e Sucessão da Agricultura Familiar, tema debatido entre os convidados.
Em sua fala, a advogada Greice Pinto Xavier, falou sobre o “Projeto Mediação de Conflitos através da Justiça Restaurativa e dos Círculos de Paz”, através de depoimento do projeto piloto que foi implantado na EMEF Dr. Nadir Medeiros e tendo contempladas para 2024 as EMEF’s Bento Francisco Dias, João Belchior Marques Goulart e Osvaldo Aranha.
Ao final da reunião, a Secretária Ana Carmelita agradeceu a todos os participantes, principalmente aos parceiros que se empenham em prol dos alunos do município, aos gestores escolares que se preocupam e estão atentos com a segurança de seus alunos, não somente no ambiente escolar. “Voltem para suas escolas nutridos de sentimentos,” finalizou o encontro.