O evento estava previsto para acontecer em 2020, devido a pandemia o projeto precisou ser adiado.
A Festa do Arroz surgiu no início da década passada no Banhado do Colégio. Após 4 edições na localidade, foi transferido por seu idealizador Flávio Medeiros para a cidade. O evento ocorreu no CTG Camaquã e Parque do Sindicato Rural e chegou a reunir 20 mil pessoas.
Além de palestras técnicas sobre a produção, consumo e comercialização do arroz, o evento apresentou durante 14 anos, exposição comercial e industrial e entretenimento através da linha de shows com renomadas atrações, como Pedro e Thiago os filhos de Leandro e Leonardo, Tchê Barbaridade, Banda Djavu do Brasil, Banda Mercosul, Os Federais, MC Gean Paul, além de Big Brothers com presença vip, direto dos estúdios Globo.
Para a edição 2024 que marcará o retorno da Festa do Arroz, estão previstas muitas inovações, incluindo o jantar do arroz com diversos pratos a base do cereal, premiações á produtores, empresas e indústrias ligadas ao setor, degustações de bolinhos de arroz, arroz de leite e arroz carreteiro, shows musicais, expositores, ampla praça de alimentação, dentre outros atrativos.
O evento será realizado pela Rádio Cidade e contará com diversas parcerias. Junto a festa do Arroz a organização pretende também reeditar a Expo Art - Exposição de artesanato.
Durante suas edições anteriores a tradicional Festa do Arroz contou com apoio do governo municipal da época João Carlos Machado e Ernesto Molon, órgãos do governo do estado do RS como IRGA, Secretaria de Agricultura, Setur - Secretaria de Turismo do RS, Grupo CEEE, Corsan, BRDE, Banrisul, Câmara de Vereadores, Assembléia Gaúcha e FGTAS/ SINE.
O lançamento oficial da Festa do Arroz deverá acontecer durante o Jantar de Premiações do Troféu Top Evidência em abril na ACIC.
A Festa do Arroz será transmitida por todas as emissoras da Rede Cidade de Rádios e TV Cidade com estúdio cristal, todo em vidro em 360°.
A Rede Cidade pertencente ao Grupo Cidade, é composta atualmente por 8 emissoras digitais próprias. Em dezembro serão instaladas mais 4 estações na região e em 2024, mais 4 novas emissoras, totalizando assim 16 emissoras de rádios nas Regiões Sul e Centro Sul na Costa Doce Gaúcha, Capital Gaúcha e Região Metropolitana, Litoral Sul e Litoral Norte e Região dos vales na Serra do Sudeste.
Emissoras atuais:
Rádio Cidade Camaquã
Rádio Cidade Dom Feliciano
Rádio Cidade Chuvisca
Rádio Cidade Tapes
Rádio Cidade Cerro Grande do Sul
Rádio Cidade São Lourenço do Sul
Rádio Cidade Pelotas
Rádio Cidade Guaíba
Em dezembro entrarão em operações:
Rádio Cidade Arambar?
Rádio Cidade Cristal
Radio Cidade Amaral Ferrador
Rádio Cidade Encruzilhada do Sul
Em 2024 serão inauguradas:
Rádio Cidade Porto Alegre
Rádio Cidade Litoral Norte - Capão da Canoa
Rádio Cidade Light
Rádio Cidade Gospel