Maior festival circense do Rio Grande do Sul, o 8º Sesc Circo segue até domingo, dia 26 de novembro, em Camaquã, com todas as atrações gratuitas. Dentre os destaques dos últimos dias de evento, estão artistas vindos de diferentes partes do País. O espetáculo “Dona Bilica e o Boi de Mamão” é um deles. Ele celebra a brincadeira do Boi de Mamão, uma manifestação cultural trazida por colonizadores açorianos que é praticada em várias comunidades do litoral de Santa Catarina. O trabalho é da companhia Pé de Vento, vinda de Florianópolis, e é estrelado pela personagem Dona Bilica (Vanderleia Will), uma das mais conhecidas da capital catarinense. Serão duas apresentações, na sexta-feira, dia 24, às 15h e 20h, na Lona do Sesc Circo, na Prainha (Rua Gen. Zéca Neto, SN).
Outra atração de destaque é “O circo dos irmãos saúde”. Nele, Ankomárcio e Ruiberdan Saúde vivem dois amigos, irmãos e palhaços que, usando de elementos de esquetes tradicionais, manobras acrobáticas e números de malabares, exercitam a arte da convivência. Com anos de trajetória, essa trupe do Distrito Federal, batizada de Circo Artetude, já recebeu prêmios e participou de alguns dos principais festivais circenses do País, tendo viajado o Brasil em seu circo sobre rodas. Na Lona, as sessões acontecem no sábado, dia 25, às 16h e às 19h30.
A artista paulista Lu Lopes também viaja ao Rio Grande do Sul para se apresentar no festival. Ela interpreta a Palhaça Rubra, personagem que possui programa próprio na TV Ratimbum. No espetáculo “O show de variedades da mesma coisa”, a artista junta-se ao cômico-guitarrista Alvaro Lages e ao palhaço-baterista Danilo Dal Fara em um show repleto de dinâmicas musicais, números de palhaçaria e improviso, com releituras de canções da música nacional e internacional, de Frank Sinatra a Raul Seixas. São duas apresentações na Lona no domingo, dia 26, às 16h e às 19h30.
O 8º Sesc Circo é uma realização do Sistema Fecomércio-RS/Sesc, em parceria com a Prefeitura de Camaquã. A programação completa pode ser consultada no site www.sesc-rs.com.br/sesccirco. As atrações que acontecem na Lona, na Prainha (Complexo Poliesportivo Rui de Castro Netto – Rua Gen. Zéca Neto, SN), demandam a reserva prévia de ingressos através do site www.sesc-rs.com.br/sesccirco, presencialmente no Sesc Camaquã (Rua Marcírio Dias Longaray, 01), pelo telefone (51) 3671-6492 ou em qualquer Unidade Sesc/RS. As atrações do Largo junto à Lona não exigem retirada de ingressos. O local conta com food trucks e praça de recreação para a comunidade ao longo de todo o festival.
Sesc Circo – É um festival realizado pelo Sistema Fecomércio-RS/Sesc, que propõe apresentar uma diversidade e multiplicidade de linguagens e estéticas circenses, com espetáculos gratuitos para a comunidade, a fim de aproximá-la da cultura. O evento já contou com sete edições e proporciona um encontro entre artistas circenses de diferentes regiões do País e de fora com o público gaúcho.