Nesta sexta-feira durante a tarde, 25 de agosto, alusivo à conscientização ao Agosto Lilás, bem como a Operação Shamar da Secretaria de Segurança Pública, a Patrulha Maria da Penha realizou juntamente com a Rede de Atenção à mulher, Centro Especializado de Atendimento à Mulher e Casa de acolhimento, realizaram capacitação para as equipes de saúde e educação na cidade do Cristal, o evento foi realizado no Auditório ESF Central.
A capacitação contou com a fala da advogada e fundadora Eduarda Devantier, da casa Oásis de acolhimento para mulheres vítimas de violência em Porto Alegre e com a psicóloga responsável pela casa Juliana. E em Camaquã, a coordenadora da Rede de Atenção a Mulher, Vanessa, com a coordenadora do Centro especializado de atendimento à mulher,Meg. E com a saldado Natália, da patrulha Maria da Penha do 30 BPM.
Participaram do ato, professoras, enfermeiras, psicólogas, técnicas em saúde, técnicas de enfermagem, atendentes do centro de saúde e vereadores do município, que atuam diariamente com atendimento às mulheres.
“Agosto Lilás” é uma campanha de enfrentamento à violência doméstica e familiar contra a mulher, instituída por meio da Lei Estadual nº 4.969/2016, com objetivo de intensificar a divulgação da Lei Maria da Penha, sensibilizar e conscientizar a sociedade sobre o necessário fim da violência contra a mulher, divulgar os serviços especializados da rede de atendimento à mulher em situação de violência e os mecanismos de denúncia existentes.