A última reunião mensal do Conselho Municipal de Assistência Social, realizada em agosto, contou com a participação das assistentes sociais da 5ª Região Penitenciária – Susepe, localizada em Pelotas, Suleima Gomes e Franciele Costa da Silva. As convidadas apresentaram as normas mais recentes relativas às visitas às pessoas privadas de liberdade no presídio. A reunião contou com a presença da presidente da entidade Daiane Martins, dos conselheiros e dos representantes do Cras e do Creas.
Ambas destacaram o valor de ter uma rede junto aos CRAS que trabalha com as famílias de pessoas que estão privadas de liberdade. “É de suma importância esta rede ter o máximo de informações para orientar estas famílias”, salienta.
Suleima afirma que é muito necessário que as pessoas privadas de liberdade tenham acesso a trabalho durante o período em que estão cumprindo a pena, e isto pode ser articulado através de convênios com empresas e também com a Prefeitura, pois é fundamental proporcionar oportunidades de ressocialização e preparação para que estes tenham condições de ingressar no mercado de trabalho.
Daiane Martins agradeceu às convidadas pela participação e destacou a importância de momentos como esse para a troca de informações e de experiências entre os participantes da rede de assistência social.