Na segunda-feira (21), o Executivo Municipal esteve presente no lançamento da fase dois do programa A Casa é Sua do Governo do Estado, realizado durante a abertura da 1? Semana Estadual de Habitação. O evento confirmou Camaquã para receber recursos para a construção de 60 casas populares.
O Executivo Municipal foi representado pelo Vice-prefeito Abner Dillmann e pela secretaria da Administração e Planejamento, Cristiane Cunha. O evento ainda contou com a presença do governador Eduardo Leite e do secretário de Habitação e Regularização Fundiária, Fabrício Peruchin.
O convênio firmado terá um repasse do Estado no valor de 4 milhões e 800 mil reais com uma contrapartida do Município no valor de 1 milhão e 440 mil reais. Esse montante servirá para construir as 60 casas que serão destinadas para o cumprimento de um TAC (Termo de Ajustamento de Conduta) com o Ministério Público.
Os imóveis serão destinados a pessoas residentes na área urbana e que estejam inscritas no CadÚnico (Cadastro Único).
Por meio da segunda fase do A Casa é Sua, Camaquã foi uma das 23 cidades a realizar o convênio com o governo do Estado que irá pagar 25% do valor ainda neste ano.
O valor de cada unidade habitacional ficará em 104 mil reais. Deste valor, 80 mil reais são de aporte do governo do Estado e 24 mil reais de contrapartida do Município.
Os lotes também serão providos de infraestrutura básica ou com previsão de execução de serviços eventuais complementares pelo município durante a construção das casas. A fiscalização ficará a cargo do departamento técnico da Secretaria de Habitação e Regularização Fundiária.
“Essa é uma importante meta da nossa gestão que se comprometeu com a construção de unidades habitacionais no município para reduzirmos o déficit hoje existente. A conquista da casa própria, da sua moradia, do seu lar transforma a vida das pessoas e das famílias, e a nossa gestão junto com o Prefeito Ivo tem esse compromisso de garantir mais dignidade à população mais carente de Camaquã", destacou o Vice-prefeito Abner Dillmann.
A secretária Cristiane ressaltou o empenho da pasta em buscar esses recursos através do convênio com o Estado. "Desde que nós soubemos dessa iniciativa procuramos trabalhar incansavelmente, junto com o corpo técnico da secretaria para elaborar o projeto e encaminhar a proposta ao governo do Estado. Hoje, com muita felicidade e sensação de dever cumprido, damos início a realização de mais uma meta de gestão e começamos a garantir vida mais digna a dezenas de famílias da nossa cidade", destacou Cristiane.