O governo federal iniciou, em abril de 2023, o processo de participação social na elaboração do Plano Plurianual - PPA Participativo 2024-2027, que vale para o primeiro ano do próximo governo. Para discutir as três prioridades regionais, o deputado estadual Zé Nunes (PT), está organizando audiências públicas oficiais da Comissão de Finanças, Planejamento, Fiscalização e Controle da Assembleia Legislativa. Camaquã fará debate na quinta-feira (6), às 16h, na Sala do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Camaquã (Simuca).
De acordo com Zé Nunes, o grande desafio é garantir maior participação e diversidade de públicos na priorização de programas e objetivos. “A participação social simboliza a retomada do diálogo com todos os movimentos sociais, organizações da sociedade civil, representações populares e com a cidadania brasileira na condição de importantes protagonistas na reconstrução e transformação do Brasil. Essa é a palavra, protagonismo”, explicou o parlamentar.
A gestão pública participativa é uma das referências centrais do projeto democrático e popular. A prática da democracia participativa caminha na direção da democratização radical do estado, visando constituir uma nova relação deste com a sociedade.