O Ex Prefeito João Carlos Machado (Progressistas) teve suas contas públicas referente ao período de 2015, último ano de governo, reprovadas pelo Tribunal de Contas em sessão realizada dia 04 de julho de 2017. Há cerca de 15 dias o documento foi emitido pelo Tribunal de Contas à Câmara de Vereadores de Camaquã.
No referido documento com parecer 4386/2017 (FI) consta que “solicitado João Carlos Machado juntou documentos os quais foram analisados pela Supervisão de Contas Municipais, que entendeu pela permanência de todos os apontamentos”. Consta que o vice-prefeito Paulo Meca ‘’foi instado a se manifestar, todavia não apresentou esclarecimentos e nem anuiu aqueles apresentados pelo prefeito. Sem embargo, a supervisão destaca que não foram constatadas inconformidades de sua responsabilidade no período em que esteve a frente do Executivo’’.
Nos termos regimentais o Ministério Público de Contas pronunciou-se no seguinte sentido: “ Não atendimento a lei complementar Federal nº 101/2000, emissão de parecer desfavorável a emissão de contas de governado do administrador João Carlos Fagundes Machado, e de parecer favorável as contas do vice-prefeito Paulo Roberto Meca …”.
Caberá ao Poder legislativo analisar as referidas contas da gestão no ano de 2015 submetendo ao plenário para julgamento, sendo necessários 10 votos para derrubar o parecer do Tribunal de Contas.