Redes Sociais

Encontre o que deseja

NO AR

Bom dia Cidade

    Camaqua

NÃO AOS PEDÁGIOS NA REGIÃO SUL: Mobilização será determinante para evitar pedágios na região

Prefeitura participa de iniciativa que une entidades contra a instalação de praças de pedágio abusivas na região

Publicada em 22/06/2023 as 14:49h por Prefeitura de Camaquã
Compartilhe
   
Link da Notícia:
 (Foto: Prefeitura de Camaquã )

A região sul do Rio Grande do Sul tem sido palco de discussões acaloradas nos últimos meses devido ao anúncio da possível instalação de praças de pedágio ao longo da BR-116.

Uma mobilização está reunindo diversas entidades, incluindo a Prefeitura de Camaquã, contra a instalação de praças de pedágio abusivas na região.

 

Serão concedidos trechos das rodovias BR-290/RS,BR-116/RS, BR-158/RS e BR392/RS num total de 674 KM.

 

O projeto é mais agressivo que o aplicado em anos passados, pois contempla a instalação de uma praça de pedágio entre Camaquã e Tapes, entre Barra do Ribeiro e Guaíba e em Eldorado do Sul (na antiga praça da CONCEPA), porém desta vez na ida e na volta (antes era só no sentido Eldorado/Guaíba) e na saída e entrada de Eldorado do Sul, impossibilitando a fuga do pedágio pela Estrada do Conde.

 

Conforme apresentado no encontro ocorrido no último dia 14 de junho, os valores a serem cobrados a cada 100km rodados serão de R$16,15 em pista dupla e em pista simples de R$11,54. A pista dupla será a mais cara do país a cada 100km rodados e na pista simples a terceira tarifa de pedágio mais cara do país. A segunda tarifa mais cara do país a cada 100km rodados é administrado pela Ecosul que administra o posto de pedágio do Cristal.

 

Dentre as particularidades apresentadas para a concessão, está o fato de que a licitação será vencida não por quem cobrar o menor valor do pedágio, mas sim quem fizer o repasse maior ao Governo Federal, a chamada cobrança de outorga, além do fato de que os valores arrecadados não obrigatoriamente serão repassados para a manutenção dos trechos da nossa Região. 

 

"É um absurdo que tenhamos que pagar um pedágio que será o mais caro do país para subsidiar a manutenção de estradas que nem sequer são do nosso Estado", comentou o Deputado Estadual Luis Marenco(PDT) que esteve em Camaquã dia 14 de junho na Audiência Pública na ACIC onde foi debatido com dirigentes de entidades.

 

 

A Audiência teve um caráter de continuidade da Audiência Pública proposta pelo Deputado Estadual Zé Nunes(PT) em novembro passado no IFSUL em Camaquã.

 

Entre as entidades da região participantes da mobilização estão:

 

-SINDICATO RURAL DE CAMAQUÃ E ARAMBARÉ

-ACIC

-AUD

-ASSOCIAÇÃO DOS ARROZEIROS DE CAMAQUÃ

-COOPACC

-PREFEITURA MUNICIPAL DE CAMAQUÃ

-PREFEITURA MUNICIPAL DE ARAMBARÉ

-RÁDIO ACÚSTICA FM

-CONEXÃO RURAL

-CONSÓRCIO INTERMUNICIPAL CENTRO-SUL

-ASSOCIAÇÃO DOS MUNICÍPIOS DA COSTA DOCE

-MÍDIA CAMPO - MARKETING PARA O AGRO

 

Foi criado um selo da campanha para engajar as entidades e mobilizar a população para sensibilizar as lideranças sobre a questão do pedágio na nossa região.




Nosso Whatsapp

 

Visitas: 3588517 | Usuários Online: 391

Copyright © 2019 - Grupo Cidade de Comunicação - Todos os direitos reservados