(Foto: Prefeitura de Camaquã)
Devido à pandemia de Covid-2019, ensino remoto e o isolamento, houve significativa queda do rendimento escolar das crianças, elevando a necessidade de um olhar de alerta visando o resgate da qualidade de ensino, ainda da necessidade de atentar as ações de iniciativa com cuidados adequados à assistência psicossocial e a priorização de atendimento que favoreça o desenvolvimento intelectual e sócio afetivo da criança no ambiente escolar, bem como, a recomposição de suas aprendizagens.
Com esse objetivo, a SMED dispõe de uma proposta ao processo de ensino aprendizagem através do Núcleo de Apoio Pedagógico Escolar (NAPE), instituído para atender as demandas da rede ofertando educação de excelência.
A estrutura organizacional de trabalho do NAPE estará alinhada a demanda de educandos que buscam atendimento psicopedagógico no CAICA, a partir do encaminhamento de especialistas das áreas de saúde, educação e assistência social.
As unidades de apoio serão instaladas nas escolas municipais: Bento Dias, Ana Tomazia Ribeiro, Osvaldo Aranha, José Antônio Netto e Sepé Tiaraju onde os educandos em atendimento clínico no CAICA, que necessitem de suporte pedagógico que vise suprir as necessidades educativas ou apresentem transtornos de aprendizagem; possam estar assistidos por pedagogos, sendo submetidos à avaliação e intervenção de ações que levem a sanar as defasagens apresentadas no ambiente educativo.
A triagem dos alunos deverá ser realizada diretamente no CAICA de acordo com encaminhamento clínico, tendo em vista o suporte àqueles que necessitam de atendimento específico no processo de aprendizagem. Haverá direcionamento da criança para atendimento no polo mais próximo de sua residência, respeitando a lista de espera e urgência conforme orientação da coordenação do CAICA.
A SMED, portanto, com objetivo de garantir e otimizar o atendimento das crianças e adolescentes da comunidade, ao mesmo tempo em que favorecer a adesão aos atendimentos, primando pelo pleno desenvolvimento dos alunos, bem como, o respeito às suas peculiaridades neste processo, a partir de maio de 2023, ofertará atendimentos sistematizados, individualizados ou em grupos nas unidades de apoio da rede municipal.