Durante comentário semanal na Rádio Cidade, veiculado as sextas-feiras as 10h30 durante o programa Cidade Aberta, o ex vereador Marco Longaray(PT) comentou que participou de uma reunião dia 10 de março, a pedido do prefeito de Camaquã Ivo de Lima Ferreira, com a presidente da Fundasul Josiane Alencastro Longaray e o diretor administrativo da instituição Cosme Barbosa.
A pauta tinha por objetivo buscar uma agenda em Brasília, no MEC, assunto que já vinha em tratativas no governo federal anterior, face a enorme dívida previdenciária da Fundasul junto à União, já com seu patrimônio em processo de leilão, e o interesse da UFPel – Universidade Federal de Pelotas, em ter um campus avançado em Camaquã.
Longaray disse que foi pedido discrição de sua parte em função da divulgação poder afetar professores, estudantes e funcionários. De acordo com o ex vereador, o prefeito Ivo pediu a ajuda do deputado Federal Paulo Pimenta, no momento, exercendo o cargo de Ministro da Secretaria de Comunicação.
Marco optou em fazer uma reunião com a presidente estadual do PT, Jussara Dutra Vieira, professora com larga experiência na área de educação, tendo sido presidenta do CPERS e integrante da CNTE - Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação.
A reunião com a comitiva de Camaquã, prefeito Ivo, presidente da Fundasul Josiane, Cosme e Marco Longaray ocorreu na sede estadual do PT, em Porto Alegre, onde foi definido com Jussara Dutra Vieira e a dirigente estadual Maria Eulália do Nascimento, ex-secretária adjunta estadual de educação, a marcação de uma agenda na SESU - Secretaria do Ensino Superior do MEC, a qual foi confirmada pelo gabinete do deputado Elvino Bohn Gass, sendo que este acompanhou pessoalmente a audiência na SESU - MEC com a secretária Denise Pires de Carvalho. Está reunião ocorreu as 16h do dia 05 de abril.
A comitiva de Camaquã composta pelo prefeito Ivo, a presidente da Fundasul Josiane, o diretor administrativo Cosme, o assessor parlamentar Ronaldo representando o deputado Federal Alexandre Lindenmeyer e, por extensão, o deputado Zé Nunes. Participou da audiência, de forma virtual, a reitora da UFPEL Isabela Andrade.
Ainda dia 05 de abril a comitiva de Camaquã foi recebida no Palácio do Planalto pelo Secretário-Executivo da Secom, Ricardo Zamora, representando o Ministro Paulo Pimenta, que tem sido parceiro dos interesses de Camaquã e região.
Longaray afirmou nos microfones da Rádio Cidade que tem expectativa de que o governo Lula materialize a solução através do MEC - SESU - UFPel, mantendo o estabelecimento educacional aberto, gerando oportunidades de acesso à educação para Camaquã e região.