Redes Sociais

Encontre o que deseja

NO AR

Os Sucessos da Cidade

    Camaqua

Conselho Municipal de Educação emite parecer neutro sobre projeto que prevê fechamento de três escolas rurais de Camaquã

Os conselheiros entenderam que a proposta atende a legislação vigente, mas direcionaram direcionar ao Poder Executivo a decisão de aplicar ou não o plano

Publicada em 17/11/2022 as 10:27h por Blog do Juares
Compartilhe
   
Link da Notícia:
 (Foto: Divulgação - Ver Claiton Silva)

 

O Conselho Municipal de Educação de Camaquã (CMEC) emitiu parecer neutro a respeito do projeto da Secretaria Municipal de Educação e Desporto (SMED) que prevê o fechamento de três escolas da zona rural. O comitê se reuniu na tarde dessa quarta-feira (16) para avaliar a proposta. 

 

O vereador Claiton Silva (PDT) acompanhou a reunião. Silva, que também é professor e leciona em dois educandários envolvidos no projeto, lidera o movimento para evitar a execução do plano. Pais, professores, membros da comunidade e entidades do município apoiam a causa. 

 

De acordo com a nota divulgada pelo parlamentar na rede social, o CMEC entendeu que o projeto do governo municipal “atende a legislação vigente”. Contudo, os conselheiros mantiveram uma posição neutra ao direcionar para o Poder Executivo a decisão de aplicar ou não a proposta. 

 

O parecer final deve ser enviado pelo conselho à prefeitura nesta quinta-feira (17) após configuração e assinaturas de todos os membros. Na sequência, o documento será publicado oficialmente pela SMED. Silva destacou que irá se manifestar a respeito e analisar possíveis medidas cabíveis apenas depois da divulgação oficial do parecer.

 

O Executivo municipal aguardava o posicionamento do CMEC para tramitar o projeto. No último dia 8, a Justiça determinou que o fechamento das instituições de ensino não poderia ocorrer "sem a prévia manifestação do Conselho Municipal de Educação". A liminar foi deferida pelo juiz de Direito Luiz Otávio Braga Schuch. 

 

Silva e a professora Carla Simone de Oliveira Blaskowski, presidente do Sindicato dos Servidores Municipais de Camaquã (Simuca) organizaram a mobilização. O corpo jurídico do Simuca protocolou no Ministério Público (MP) um mandado de segurança contra o prefeito Ivo e o secretário da Educação Nelson Egon Geiger Filho. Além do sindicato, também assinaram o documento os Círculos de Pais e Mestres (CPM) das escolas Sylvio Luiz, Vicente Garcia e Rui Barbosa, a Cooperativa de Agropecuária Diversificada de Camaquã, Clube de Mães Amigas da Escola Otto Lauffer, Associação Comunitária da Vila do Bonito, Associação Comunitária da Bandeirinha e Associação Comunitária Agrícola dos Galpões - todas entidades da zona rural.

 

A proposta de reestruturação das escolas rurais criada através de um estudo técnico da SMED pretende que as escolas João Beckel e Otto Laufer se transformem em duas escolas-polo e recebam, a parir de 2023, também os alunos de outras três instituições de ensino do interior. No Núcleo 1, a escola João Beckel, na localidade de Querência, abrigará os estudantes das escolas Rui Barbosa, na Chácara Velha, e Sylvio Luiz, na Vila Aurora. Já no Núcleo 2, a escola Otto Laufer receberá os alunos da Vicente Garcia, na localidade de Bonito. Todas as instituições são de Ensino Fundamental.

 

No dia 10, o Executivo Municipal emitiu um comunicado esclarecendo que a execução do projeto está programada para o ano que vem e que, portanto, as atividades nos educandários envolvidos seguem sem nenhuma alteração no calendário escolar vigente. 

 

Por conta da liminar, o processo de matrículas e rematrículas dos educandários em questão só deve ocorrer após a SMED receber o parecer do Conselho Municipal de Educação sobre o projeto. "Assim, o Poder Executivo está atendo às etapas indispensáveis e observará o constante na decisão judicial", disse a prefeitura.

 

O governo municipal destacou que o período de matrículas e rematrículas das demais escolas do interior não será afetado. 




Nosso Whatsapp

 

Visitas: 3773214 | Usuários Online: 52

Copyright © 2019 - Grupo Cidade de Comunicação - Todos os direitos reservados