Na semana de 18/10 a 11/11, foi realizado o LIRA (Levantamento de Índice Rápido ao Aedes aegypti) no município. Que consiste numa atividade onde foram realizadas visitas em 1385 dos imóveis urbanos, em 31 bairros e 198 quarteirões. Foram coletadas várias amostras de larvas, as quais foram encaminhadas ao Laboratório Municipal de Entomologia, e aguardam resultado.
Estes focos foram encontrados em pequenos recipientes plásticos, pneus, caixa de água utilizada como bebedouros de animais entre outros.
Vale destacar que a Secretaria Municipal de Saúde está realizando as atividades previstas no Programa Nacional de Controle da Dengue como visitas aos imóveis, porém, é necessário a colaboração de toda a população no sentido de evitar água parada. O alerta é válido para as estações quentes que se aproximam, pois o Ciclo do Aedes aegypti é muito rápido.
Atenção para os cuidados:
- Mantenha caixas d`água sempre bem fechadas.
- Tambores e vasilhames para captação da água da chuva devem ser mantidos bem fechados e a água tratada com cloro.
- A água de piscinas deve ser mantida tratada. Caso esteja em desuso a piscina deve estar coberta, mas cuidar para que a água não fique parada em cima da lona.
- Guarde garrafas vazias com o gargalo para baixo.
- Não acumule água nos pratos dos vasos de plantas. Encha-os com areia.
- Guarde pneus velhos em local coberto.
- Remova folhas, galhos e tudo o que possa impedir a água de correr pelas calhas.
- Não deixe a água da chuva acumular sobre a laje, lonas e plásticos utilizados para cobrir lenha e outro materiais.
- Limpar os bebedouros de animais a cada 2 dias, passando uma esponja ao redor, porque é nas bordas que o mosquito deposita seus ovos.
- Observar as bromélias se tiver acúmulo de água e larvas, o ideal seria eliminar.
- Coloque o lixo em sacos plásticos e lixeiras bem fechadas. Respeitando os dias e horários de coleta.