Na tarde de quarta - feira ( 19) dezenas de pais e alunos das escolas Vicente Garcia e Otto Lauffer realizaram protesto em frente a Prefeitura pedindo o não fechamento de escolas rurais .
Um grupo foi recebido no gabinete do Prefeito Ivo Ferreira, porém não conseguiram êxito na tentativa de reverter a decisão. Alguns pais saíram mais frustados ainda, porque o chefe do executivo não queria ouvi-los e sim justificar a decisão que resultará no fechamento de 3 escolas e duas unificações .
Vários vereadores foram solicitados a comparecer no ato para apoiar as comunidades estudantis , entretanto o prefeito negou-se a recebê-los em seu gabinete .
Os vereadores Mano Martins, Marivone Ramos , Ronaldinho e Vitor Azambuja que acompanhavam a manifestação na condição de legítimos representantes do povo foram impedidos de participar da reunião .
De acordo com os parlamentares dois seguranças impediram que eles entrassem no prédio da prefeitura. Uma senhora relatou que a comissão recebida no gabinete do prefeito , quando tentava argumentar pedindo que as escolas da localidade do Bonito fossem mantidas em funcionamento , eram ameaçadas de serem postas para fora , caso não permanecessem em silêncio para ouvirem os argumentos do senhor prefeito.